Você que tem cão ou gato fêmea, já fez o “auto exame” nas mamas delas?
Uma pequena elevação ao redor da mama já é motivo para uma visita ao veterinário que pedirá uma biópsia. É importante detectar se o nódulo é maligno ou não. Deve-se também fazer um raio X de tórax para avaliar o pulmão e outros órgãos, pois assim como acontece com seres humanos, os tumores podem resultar em metástase, atingindo outras áreas do corpo.
Os tumores na mama são mais comuns em cadelas e gatas entre 10 e 12 anos de idade. As raças que apresentam mais predisposição a esse tipo de problema são poodles e siameses. O aparecimento desses tumores está relacionado aos próprios hormônios sexuais da fêmea e ao uso inadequado de anticoncepcionais injetáveis, que produzem alterações no tecido mamário, gerando uma neoplasia.
Mas nódulos mamário em cadelas e gatas têm cura!
O nódulo é retirado e, no caso do resultado da biópsia indicar um tumor maligno, há possibilidade de submeter o animal à quimioterapia, acompanhada por um oncologista e um cardiologista. E a boa notícia é que a quimioterapia é bem tolerada pelos animais e surte excelente resultado.
- Karine Kleine – veterinária da clínica RenalVet -
Estamos na Quaresma tempo propício para nos prepararmos para a Páscoa. Um tempo para reflexão na procura de sermos pessoas melhores. Fica aqui o convite para ir ao Manancial para me acompanhar nessa caminhada quaresmal!
3 comentários:
Tetê sabe o q fikei sabendo ? q os cachorrinhos tomam os msm remdios q nos tomamos..pensava q eles tinham remedios especiais soh p eles (as)..q bom q as femeas conseguem se curar com a quimioterapia :) tks pelo krinho e um fds abençoado...ops lembrei das meninas «« passatempo p elas e p vc tb »» ╝ ╝ ╝ :) Bjinhux
Muito interessante essa informação Tetê.
Bom final de semana!
Beijos
Oi Tetê!Menina,quando Leti tomava os anticoncepcionais já me falavam no perigo disso acontecer.E quando ela fez a cirurgia tinha um nódulo bem grande que foi retirado junto com o útero.Ainda bem que tudo deu certo.Um beijão!
Postar um comentário