sexta-feira, 8 de abril de 2011

Saúde das fêmeas

Você que tem cão ou gato fêmea, já fez o “auto exame” nas mamas delas?
Uma pequena elevação ao redor da mama já é motivo para uma visita ao veterinário que pedirá uma biópsia. É importante detectar se o nódulo é maligno ou não. Deve-se também fazer um raio X de tórax para avaliar o pulmão e outros órgãos, pois assim como acontece com seres humanos, os tumores podem resultar em metástase, atingindo outras áreas do corpo.
Os tumores na mama são mais comuns em cadelas e gatas entre 10 e 12 anos de idade. As raças que apresentam mais predisposição a esse tipo de problema são poodles e siameses. O aparecimento desses tumores está relacionado aos próprios hormônios sexuais da fêmea e ao uso inadequado de anticoncepcionais injetáveis, que produzem alterações no tecido mamário, gerando uma neoplasia.
Mas nódulos mamário em cadelas e gatas têm cura!
O nódulo é retirado e, no caso do resultado da biópsia indicar um tumor maligno, há possibilidade de submeter o animal à quimioterapia, acompanhada por um oncologista e um cardiologista. E a boa notícia é que a quimioterapia é bem tolerada pelos animais e surte excelente resultado.
- Karine Kleine – veterinária da clínica RenalVet -

Estamos na Quaresma tempo propício para nos prepararmos para a Páscoa. Um tempo para reflexão na procura de sermos pessoas melhores. Fica aqui o convite para ir ao Manancial para me acompanhar nessa caminhada quaresmal!

3 comentários:

Aliny disse...

Tetê sabe o q fikei sabendo ? q os cachorrinhos tomam os msm remdios q nos tomamos..pensava q eles tinham remedios especiais soh p eles (as)..q bom q as femeas conseguem se curar com a quimioterapia :) tks pelo krinho e um fds abençoado...ops lembrei das meninas «« passatempo p elas e p vc tb »» ╝ ╝ ╝ :) Bjinhux

Néia Lambert disse...

Muito interessante essa informação Tetê.

Bom final de semana!

Beijos

Ane disse...

Oi Tetê!Menina,quando Leti tomava os anticoncepcionais já me falavam no perigo disso acontecer.E quando ela fez a cirurgia tinha um nódulo bem grande que foi retirado junto com o útero.Ainda bem que tudo deu certo.Um beijão!