segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

5º encontro: O anjo e os pastores

Os pastores fazem parte da festa do Natal. Eles guardam seu rebanho durante a noite: enquanto outros dormem, eles montam guarda. Vivem fora da cidade e por isso são excluídos da vida normal da cidade. E, contudo, estão a serviço dos que lhes confiam seus rebanhos. O anjo vem justamente para esses pastores. Um encontro que transforma os pastores.

Primeiro a noite deles se transforma em clara luz. Depois, a luz divina refletida no anjo os envolve. Eles que, sem medo, fazem a guarda e protegem seus rebanhos contra o inimigo, agora têm medo. São tocados em seu coração. O medo os dispõe para o evento divino. O anjo anuncia uma grande alegria que vale não só para eles, mas para todo o povo. O anjo encaminha os pastores para o Menino no presépio.

O que Lucas narra no encontro dos pastores com o anjo vale também para nós hoje. Se Deus entra em nossa vida uma enorme alegria enche inteiramente o nosso coração. É uma alegria que não podemos conservar só para nós, mas precisamos partilhar com os outros ao nosso redor.
Os pastores nos representam. O anjo quer anunciar também para nós o mistério da redenção. Cristo, o Salvador e Senhor, quer nascer também em nós para nos curar e reinar em nós.
Se Cristo reinar em nós, o domínio deste mundo perde o seu poder sobre nós. Se Cristo reinar em nós, estamos cheios de brilho e entramos em contato com o brilho original que Deus nos dispensou em nosso nascimento. Se Cristo reinar em nós, seremos inteiramente nós mesmos.
- Anselm Grün -

Até o Natal, esse será o tema dos posts aqui no Livre Pensamento. A cada post trarei um dos encontros narrados pelo evangelista Lucas, sempre com uma reflexão de Anselm Grün para nossa época. Ele nos leva a encontrar o Menino Deus e, com certeza, o Natal este ano terá um colorido especial!


Já saiu o resultado do concurso culinário de Natal da Chef Mary!
Minha receita doce ficou com o primeiro prêmio!
Confira!

4 comentários:

Unknown disse...

Olá minha querida!

Gosto muito da tua presença no meu blog ou quando envias emails, isso faz com que estejas presente na minha vida :)

Obrigada pelo carinho de sempre e saiba que é mútuo.

Hoje comprei a prendinha da Dani, comprei-lhe uma boneca. Fui a um Centro Comercial enorme que há aqui perto e ter estado lá deprimiu-me.

Que consumismo louco!!

A grande maioria das pessoas não sabem viver o Natal, não tem capacidade para absorver o melhor que esta data nos traz.

Este ano aboli as prendas, ACABOU!

Só para meus pequenos e uma lembrancinha. Vamos nos educar e viver o verdadeiro Natal.

Adorei o post, até me sinto mais leve, por que será?

Bom...vou comer meu jantarinho :)

Beijinho grande minha querida e um Feliz Natal para ti e os teus entes queridos.

Aliny disse...

miguxinha q fiquei emocionada ao ler o post.. o encontro do anjo e os pastores..e hoje eh como se nos foseemos os pastores neh?! Tks pelo carinho..fique com Deus..Bjinhux

Nilza disse...

Oi querida: passando para agradecer a visita e avisar que já atualizei! Seu post está caprichado, heim! Paz, saúde e que Deus nos ajude! Boa semana e feliz Natal! Nilza

Regina disse...

Que possamos sempre sentir a mesma alegria dos pastores ao encontrarmos com nossos anjos...

Tetê, minha querida amiga,

Desejo um Natal de muita paz, alegria, saúde e amor à você e toda sua família!

Obrigada pela amizade, o carinho e atenção dispensados a mim durante todo este tempo... mil felicidades, desejo à você!!!

Beijos com todo meu carinho!