sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

4º encontro: Maria e José

Maria e José viajam juntos para Belém para fazer o recenseamento. Ambos se põem a caminho de Nazaré para Belém. José não abandona a noiva gestante. Está ao lado dela. Ambos assumem a responsabilidade pela criança. Maria e José estão comprometidos mutuamente com o noivado. Mas agora precisam decidir-se. Eles têm dúvidas e justamente por isso tornam-se modelos para muitos casais. Não existe casal que também não conheça alguma dúvida. Ora é o homem que duvida se sua noiva dará certo com ele. Ora é a mulher que duvida se poderá ser feliz com aquele homem e partilhar com ele a vida inteira.
Em tais situações se precisa do anjo que aparece em sonho e nos dá coragem para nos decidir. Um anjo pode, no meio da dúvida, dar-nos coragem para percorrer juntos o caminho com nosso parceiro através dos empecilhos externos e inseguranças. Foi assim com Maria e José. Eles decidiram confiar um no outro e o caminho deles tornou-se benção.

Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias de Maria e ela tem um parto totalmente normal, sentiu todas as dores que toda mulher sente. Mas ela não está sozinha. Seu noivo José está ao seu lado e a protege. Depois ela faz tudo o que toda mãe faz. Limpa o filho, o envolve em faixas e embala o pequeno em seus braços.
Normalmente existe o sagrado dever da hospitalidade entre os judeus e entre os gregos, tanto assim que os transeuntes podem confiar num bom acolhimento.

Maria e José vão caminhando de casa em casa, batem às portas e pedem abrigo. Mas são recusados em toda parte. Eles experimentam sentimentos que cada um de nós já experimentou: exclusão, recusa, frieza... Eles só conseguem abrigo numa cocheira, entre os animais e isso é um prenúncio para nós de que Deus nasce na pobreza do nosso coração.
Nas imagens do presépio vemos que nas relações entre Maria e José, Jesus ocupa o centro. Tudo gira em torno de Jesus. Maria e José se deixam levar por Deus e seu anjo e se entregam ao que Deus lhes sugere. Depois das histórias do nascimento, a figura de José se perde. Ele não é mais mencionado.

No Natal as famílias deveriam se maravilhar diante da árvore de Natal e do presépio. É preciso motivação para celebrar, para que pais e filhos se encontrem e se deixem transformar através da meditação do mistério do Natal.
Só quando a família olhar juntos para o Menino Deus no presépio será possível um novo “estar junto”. É preciso ir ao centro do mistério para que a família possa ser um lar onde mora realmente Deus humanado.
- Anselm Grün -

Até o Natal, esse será o tema dos posts aqui no Livre Pensamento. A cada post trarei um dos encontros narrados pelo evangelista Lucas, sempre com uma reflexão de Anselm Grün para nossa época. Ele nos leva a encontrar o Menino Deus e, com certeza, o Natal este ano terá um colorido especial!

11 comentários:

Patricia Barros disse...

Eu não gosto muito do Natal e luto todos os anos para que passe desapercebido, mas não há dúvida de que existe uma magia à volta desta data e acabamos por nos emocionarmos e agradecer ao bom Deus por todas as graças recebidas, estarmos juntos, em família, na mesma mesa a partilhar uma refeição quente já é uma dádiva.

Estou a adorar teus posts.

*Da onde tirou a idéia de que sou uma dona de casa perfeita? Esqueceu que tenho uma relação difícil com a cozinha, hãm?? É verdade, detesto cozinha, mas sou obrigada a lá andar senão morremos à fome, também sou obrigada a fazer bolinhos por que tenho aqui um "ratão" que me assalta o frigorífico durante à noite. Como até é ele quem me aquece os pezinhos neste frio de congelar, lá vou fazendo o sacrifício :)

Beijinhos com carinho.

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

Marizza Semeadora disse...

É muito gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Melhor que isso é vir retribuir e encontrar um post magnífico como este! Muito obrigada pela visita! O que você tem semeado? Aquilo que você semear, isso também colherá. Semeia para o Espírito e do Espírito colherá vida eterna. Deus te abençoe! Paz e Bem!

Aliny disse...

Poxa q coisa eles foram excluidos neh? eh parece q as coisas nao mudaram mto ..pq o q + tem eh exclusao..preconceitos..etc etc..e no Natal qtos nao passam fome ??? e as pessoas fazem banquetes..com mta fartura e eskecem de seus irmaos q tem fome e ate do aniversariante ..ihhhh desculpa interpretar seu post desse jeito + eh assim q vejo entende??? + o post eh a verdade neh? entao eu so acrescentei q nada mudou...a humanidade continua a msm... gosto de ver o presepio com Menino Jesus ...Maria e Jose.. a Sagrada Familia..fiz uma confusao ak+ foi q falei d+... um FDS abençoado..Bjinhux

NADJINHA disse...

kkkkkkkkkkkkkk netinha falou d+++ mas falou bonitinho como sempre..é verdade antigamente já se havia exclusão !!nossa estou maravilhada de ler amiga suas postagens !!valeu e vou lendo kkkkk
Mensagem para vc e familia!!!
Que o seu Natal seja cheio de paz e harmonia
em companhia dos amigos e da família.
Que a passagem deste ano renove
e revigore em todos nós a esperança de saúde,
prosperidade, bem estar e felicidade.

Boas Festas Nadjinha e familia!!!

NADJA disse...

E voltei doladinha..a como amei seu altar virtual... dá uma paz na gente obrigada ...acendi uma vela !!!!

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! Acabo de atualizar e estou te esperando! Bom final de semana! Paz, Luz e Harmonia!

Sonja Yeda disse...

Olá amiga! Muito obrigada pela visita! Sua reflexão está muito boa. É importante estarmos sempre refletindo! Beijos e bom final de semana! Sonja

... Morgana disse...

Olá querida! Muito obrigada pela visita ao meu blog! Esse seu cantinho é muito bom! Beijos cintilantes da fada Morgana

Regina disse...

Que lindo, Tetê! Emocionante... São passagens que eu desconhecia..

Uma ótima semana para você!!

Beijos!!

P. S.: De fato, as atualizações não estão aparecendo... mas, tudo bem, eu continuarei assim mesmo, na medida do possível! Bjs!

MARY disse...

Olá,Amiga TETÊ!
Vim ler mais uma parte da trajetória de Maria.
E Vim especialmente te avisar que já saiu o Resultado de Concurso CHEF de NATAL! Passe Lá!
Desde já PARABÉNSSSS!!!
Ótima Semana e um Feliz Natal à Vc e seus Familiares!
Beijos,
MARY.