sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

4º encontro: Maria e José

Maria e José viajam juntos para Belém para fazer o recenseamento. Ambos se põem a caminho de Nazaré para Belém. José não abandona a noiva gestante. Está ao lado dela. Ambos assumem a responsabilidade pela criança. Maria e José estão comprometidos mutuamente com o noivado. Mas agora precisam decidir-se. Eles têm dúvidas e justamente por isso tornam-se modelos para muitos casais. Não existe casal que também não conheça alguma dúvida. Ora é o homem que duvida se sua noiva dará certo com ele. Ora é a mulher que duvida se poderá ser feliz com aquele homem e partilhar com ele a vida inteira.
Em tais situações se precisa do anjo que aparece em sonho e nos dá coragem para nos decidir. Um anjo pode, no meio da dúvida, dar-nos coragem para percorrer juntos o caminho com nosso parceiro através dos empecilhos externos e inseguranças. Foi assim com Maria e José. Eles decidiram confiar um no outro e o caminho deles tornou-se benção.

Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias de Maria e ela tem um parto totalmente normal, sentiu todas as dores que toda mulher sente. Mas ela não está sozinha. Seu noivo José está ao seu lado e a protege. Depois ela faz tudo o que toda mãe faz. Limpa o filho, o envolve em faixas e embala o pequeno em seus braços.
Normalmente existe o sagrado dever da hospitalidade entre os judeus e entre os gregos, tanto assim que os transeuntes podem confiar num bom acolhimento.

Maria e José vão caminhando de casa em casa, batem às portas e pedem abrigo. Mas são recusados em toda parte. Eles experimentam sentimentos que cada um de nós já experimentou: exclusão, recusa, frieza... Eles só conseguem abrigo numa cocheira, entre os animais e isso é um prenúncio para nós de que Deus nasce na pobreza do nosso coração.
Nas imagens do presépio vemos que nas relações entre Maria e José, Jesus ocupa o centro. Tudo gira em torno de Jesus. Maria e José se deixam levar por Deus e seu anjo e se entregam ao que Deus lhes sugere. Depois das histórias do nascimento, a figura de José se perde. Ele não é mais mencionado.

No Natal as famílias deveriam se maravilhar diante da árvore de Natal e do presépio. É preciso motivação para celebrar, para que pais e filhos se encontrem e se deixem transformar através da meditação do mistério do Natal.
Só quando a família olhar juntos para o Menino Deus no presépio será possível um novo “estar junto”. É preciso ir ao centro do mistério para que a família possa ser um lar onde mora realmente Deus humanado.
- Anselm Grün -

Até o Natal, esse será o tema dos posts aqui no Livre Pensamento. A cada post trarei um dos encontros narrados pelo evangelista Lucas, sempre com uma reflexão de Anselm Grün para nossa época. Ele nos leva a encontrar o Menino Deus e, com certeza, o Natal este ano terá um colorido especial!

10 comentários:

Unknown disse...

Eu não gosto muito do Natal e luto todos os anos para que passe desapercebido, mas não há dúvida de que existe uma magia à volta desta data e acabamos por nos emocionarmos e agradecer ao bom Deus por todas as graças recebidas, estarmos juntos, em família, na mesma mesa a partilhar uma refeição quente já é uma dádiva.

Estou a adorar teus posts.

*Da onde tirou a idéia de que sou uma dona de casa perfeita? Esqueceu que tenho uma relação difícil com a cozinha, hãm?? É verdade, detesto cozinha, mas sou obrigada a lá andar senão morremos à fome, também sou obrigada a fazer bolinhos por que tenho aqui um "ratão" que me assalta o frigorífico durante à noite. Como até é ele quem me aquece os pezinhos neste frio de congelar, lá vou fazendo o sacrifício :)

Beijinhos com carinho.

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

Marizza Semeadora disse...

É muito gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Melhor que isso é vir retribuir e encontrar um post magnífico como este! Muito obrigada pela visita! O que você tem semeado? Aquilo que você semear, isso também colherá. Semeia para o Espírito e do Espírito colherá vida eterna. Deus te abençoe! Paz e Bem!

Aliny disse...

Poxa q coisa eles foram excluidos neh? eh parece q as coisas nao mudaram mto ..pq o q + tem eh exclusao..preconceitos..etc etc..e no Natal qtos nao passam fome ??? e as pessoas fazem banquetes..com mta fartura e eskecem de seus irmaos q tem fome e ate do aniversariante ..ihhhh desculpa interpretar seu post desse jeito + eh assim q vejo entende??? + o post eh a verdade neh? entao eu so acrescentei q nada mudou...a humanidade continua a msm... gosto de ver o presepio com Menino Jesus ...Maria e Jose.. a Sagrada Familia..fiz uma confusao ak+ foi q falei d+... um FDS abençoado..Bjinhux

NADJINHA disse...

kkkkkkkkkkkkkk netinha falou d+++ mas falou bonitinho como sempre..é verdade antigamente já se havia exclusão !!nossa estou maravilhada de ler amiga suas postagens !!valeu e vou lendo kkkkk
Mensagem para vc e familia!!!
Que o seu Natal seja cheio de paz e harmonia
em companhia dos amigos e da família.
Que a passagem deste ano renove
e revigore em todos nós a esperança de saúde,
prosperidade, bem estar e felicidade.

Boas Festas Nadjinha e familia!!!

NADJA disse...

E voltei doladinha..a como amei seu altar virtual... dá uma paz na gente obrigada ...acendi uma vela !!!!

Sonja Yeda disse...

Olá amiga! Muito obrigada pela visita! Sua reflexão está muito boa. É importante estarmos sempre refletindo! Beijos e bom final de semana! Sonja

... Morgana disse...

Olá querida! Muito obrigada pela visita ao meu blog! Esse seu cantinho é muito bom! Beijos cintilantes da fada Morgana

Regina disse...

Que lindo, Tetê! Emocionante... São passagens que eu desconhecia..

Uma ótima semana para você!!

Beijos!!

P. S.: De fato, as atualizações não estão aparecendo... mas, tudo bem, eu continuarei assim mesmo, na medida do possível! Bjs!

MARY disse...

Olá,Amiga TETÊ!
Vim ler mais uma parte da trajetória de Maria.
E Vim especialmente te avisar que já saiu o Resultado de Concurso CHEF de NATAL! Passe Lá!
Desde já PARABÉNSSSS!!!
Ótima Semana e um Feliz Natal à Vc e seus Familiares!
Beijos,
MARY.