segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Golpe do cartão de crédito


Recebi da amiga Vanilda por email e repasso:
CUIDADO!! GOLPE FÁCIL DE CAIR - VEJA QUE ELES NÃO PEDEM SENHA...
LEIA, POIS É MUITO BEM FEITO.

Você recebe uma chamada e a pessoa diz:
- Estamos ligando do Departamento de Segurança da VISA (por exemplo). Meu nome é 'Fulano' e meu número de identificação funcional é 'tal' ... O Sr. comprou 'tal coisa (qualquer coisa bem estranha, como um 'dispositivo Anti-Telemarketing) no valor de R$ 497,99, de uma empresa em Porto Alegre ?
É óbvio que você responde que não, ao que se segue:
- 'Provavelmente, seu cartão foi clonado e estamos telefonando para verificar. Se isto for confirmado, estaremos emitindo um crédito ao seu favor. Antes de processar o crédito, gostaríamos de confirmar alguns dados: o seu endereço é tal?' (Isto pode ser encontrado facilmente das listas telefônicas via Internet).
Após responder "sim", o golpista continua ...
- 'Qualquer pergunta que o Sr. tenha, deverá chamar o número 0-800 que se encontra na parte traseira de seu cartão e falar com nosso Departamento de Segurança. Por favor, anote o seguinte número de protocolo '... O bandido lhe dá então um número de 6 dígitos e pede:
- O Sr. poderia lê-lo para confirmar?
 Aqui vem a parte mais importante da fraude.
Ele diz então: - Desculpe, mas temos que nos certificar de que o Sr. está de posse de seu cartão. Por favor, pegue seu cartão e leia para mim o seu número. Feito isto, ele continua:
- Correto. Agora vire o seu cartão e leia, por favor, os 3 últimos números (ou 4 dependendo do cartão)'. Estes são os seus 'Números de Segurança (Pin Number), que você usa para fazer compras via Internet, para provar que está com o cartão! Depois que você informa os referidos números, ele diz:
- Correto! Entenda que era necessário verificar que o seu cartão não estava perdido nem tinha sido roubado, e que o Sr. estava com ele em seu poder.. Isso confirma que o seu cartão foi mesmo clonado, infelizmente.. O Sr. teria alguma outra pergunta? Depois que você diz que não, o ladrão agradece e desliga.

Provavelmente, em menos de 10 minutos, uma compra via internet será lançada no seu cartão, e muitas outras, caso você não perceba a fraude até a chegada do extrato. É quase inútil fazer denuncias à polícia. Até nos USA é difícil o rastreamento destas ligações.
Caso receba este tipo de ligação, você pode falar para o bandido desligar que você mesmo fará a ligação para o 0800 da sua operadora.
A melhor maneira de não cair em golpes é estar alerta e nunca passar nenhuma informação por telefonema recebido. O correto é verificar direto com a operadora de seu cartão!

8 comentários:

Alfa & Ômega disse...

Tetê ninguém pode com essa bandidagem, mas Deus pode! Eles pagarão sim. Por ora somos nós, mas quero ver o crivo divino. Beijos, querida!

Ane disse...

Como eles são espertos,em?A criatividade é grande pra enganar os outros.Até hoje nunca recebi uma ligação da operadora de meu cartão pra dizer que ele foi clonado,o que aconteceu 2 vezes,eles simplesmente bloqueiam o cartão e pronto!Um beijo!

Aliny disse...

oie tia tem q ficar esperto neh pq os bandidos sao mt criativos..deixa o criativo p nao falar palavrao q eh feio ;p mas a informação eh de grande ajuda ..otima semaninha p vc's..Bjinhux

Ilca Santos disse...

Olá querida Tetê!
Muito valioso e oportuno este seu alerta. Realmente é preciso estarmos atentos. Hoje em dia não temos segurança em lugar algum, nem em nossas próprias casas, está mesmo muito difícil!
Obrigada pelo carinho de sua presença ao meu blog e pelas palavras maravilhosas que por lá deixou. Seja bem vinda sempre!
Ficarei feliz em vê-la tb na minha lista de seguidores.
Beijo, amiga.

... Morgana disse...

Olá dinda querida! Seus cantinhos são muito bons! Nossa... vou alertar minha mãe. Ela é meio bobinha com essas coisas! Acredita em todo mundo! Você me inspira!Beijos cintilantes. Morgana

Imac by Artes disse...

Tetê querida!
Realmente precisamos estar sempre alertas... Obrigada por partilhar essa informação.
Abraços! Uma semana abençoada e feliz pra ti.

Patricia disse...

Incrível como existem pessoas que desenvolvem esperteza só para fazerem coisas más e estão sempre aprimorando as malvadezas.

Estas chamadas de atenção são sempre bem vindas à divulgação para prevenir as pessoas.

Beijinhos.

Nilza disse...

Oi querida: passando para agradecer as visitas ao Essências para a Vida e ao De Tudo Um Pouco e avisar que já atualizei ambos! Seu post está caprichado, heim! Paz, saúde e que Deus nos ajude! Boa semana! Nilza