segunda-feira, 18 de abril de 2011

Semana Santa: liturgia e folclore

A Semana Santa possui uma série de tradições que revelam alguns aspectos da religiosidade popular. Esses costumes do povo vão ganhando conotações que variam conforme os diversos lugares. Alguns são de origem religiosa e, através dos tempos, vão perdendo sua identidade primitiva. Outros são revestidos de elementos do folclore e vão ganhando características próprias com o fenômeno da urbanização, secularização e até certo secularismo.
Alguns desses costumes são: a Procissão de Ramos, a Procissão do Depósito, a Procissão do Encontro, a Cerimônia do Lava Pés. A Procissão do Fogaréu, a Procissão do Senhor Morto e a Procissão da Ressurreição.

Ontem, com o Domingo de Ramos, celebramos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e a Sua realeza. Jesus entra em Jerusalém não para dominar, mas para servir e dar Sua vida em resgate pela humanidade. Ele entra em Jerusalém como Rei da Paz e do Amor!
Com essa celebração a Igreja inicia a caminhada que, mais do que apontar para a morte de Jesus, nos orienta para a ressurreição e vitória final da vida sobre a morte. Jesus, com toda Sua autoridade, queria demonstrar que o Reino de Deus se manifesta como Reino de Vida e Salvação para todos.
- Frei Anacleto Luiz Gapski -

Uma abençoada Semana Santa!

4 comentários:

Aliny disse...

Oie Tetezinha...ja vi a cerimonia do Lava Pés.. a Procissao de Ramos os outros nao vi ;;como diz o texto Liturgia e folclore depende em q city estamos neh? Amei seu post..do Fogareu nao sabia ... semaninha abençoada p vc e familia..Bjinhux

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Boa noite, querida amiga Tetê.

Lindo documentário.

A semana Santa é muito nostálgica pra mim. Há tempos, não participo de nenhuma cerimonia.
Guardo na lembrança, os rituais católicos da cidade de Mariana.

Eu era criança, mas chorava em todas as procissões. Mas a do "Encontro" fazia-me soluçar.

Naquele tempo, havia lá, dois grandes seminários, onde centenas de seminaristas se preparavam para ser padres.

Na semana Santa, o coral deles cantava o dia inteiro, dentro da Igreja da Sé. Aquele canto Gregoriano era ouvido em toda a cidade.

Um grande abraço.
Tenha uma linda semana de paz.

(Muito obrigada pela honra da sua visita, e pelo comentário)

Priscila Rodrigues disse...

Bom dia, minha linda..

Bom, eu não sou muito ligada a essas coisas, mas é sempre bom saber e aprender mais um pouco.

Tenha uma ótima semana, amiga.

Beijos..

Néia Lambert disse...

Bom dia Tetê, tenha uma ótima semana santa!

Beijos