quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Construindo a paz

Não podemos esperar que acabem os conflitos para haver paz. Ela deve ser construída todos os dias pela educação de crianças, jovens e adultos, na escola, no trabalho e no lar.
Para alcançarmos a paz, temos que aprender a tolerância
, que nos faz ver no outro um ser humano como nós, e aceitá-lo com suas inevitáveis diferenças. Aprender também a perdoar, renunciando à retaliação e à vingança. Aprender ainda a ser livre, usando a liberdade para buscar o bem viver, próprio e coletivo. Aprender finalmente a reconhecer o justo e agir com justiça. Só renuncia à violência quem recebe justiça; só crê em justiça quem tem pão e esperanças.
A paz pode ser aprendida: é a vivência das melhores qualidades do ser humano.
- Paulo Pozzebon -


8 comentários:

Sonja Yeda disse...

Olá amiga! Muito obrigada pela visita! Sua reflexão está muito boa. É importante estarmos sempre refletindo! Beijos Sonja

Macá disse...

Tetê
Lindo post.
"só crê em justiça quem tem pão e esperanças." - é a mais pura verdade.
um beijo

Ane disse...

Oi Tetê!Olha eu aqui também!Menina,este texto é 10,concordo de cabo a rabo!Beijão e paz pra vc!

Beatriz Prestes disse...

Que lindo está seu blog!!!
Maravilhoso minha amiga querida
Bea

Priscila Rodrigues disse...

Oi, meu amor, que saudades..

Me perdoe pela ausência, andei dodói de novo, aff, mas tah melhorando..

E ai, como vc esta?

Seus textos me faz crer um pouco mais nas pessoas, me lembra do que eu tenho que colher de melhor. Um dia eu explico.. rs.

Flor, tenha um ótimo fds.

Beijão........

pensandoemfamilia disse...

OI TETE

SAUDADES.
A PAZ DEVERIA SER A META MUNDIAL.
No entanto para tal é preciso menos ganância, mais justiça e amor ao próximo.

Marizza Semeadora disse...

É muito gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Melhor que isso é vir retribuir e encontrar um post magnífico como este! Muito obrigada pela visita! O que você tem semeado? Aquilo que você semear, isso também colherá. Semeia para o Espírito e do Espírito colherá vida eterna. Deus te abençoe! Paz e Bem!

nadja disse...

Nossa miguinha essa msg de´paz caiu direitinho para mim ...caramba eu e drika ñ estamos nos entendendo..tá um conflito..imagina que ela trouxe um cachorrinho para eu criar..ñ posso amiga..meus dois cachorrinhos já estão crescidinhos....ñ me dão trabalho..e o pequeno suja tudo roe tudo..peguei o cachorrinho d ei para minha diarista...drika brigou tanto comigo..ai foi otimo li sua postagem foi muito bom..beijus sei que estás de férias aproveite ..boa semaninha !!!