sábado, 31 de outubro de 2009

31/10 - Dia do Saci

Em 2005 foi instituído o Dia do Saci no Brasil, comemorado no dia 31 de outubro, a fim de restaurar as figuras do folclore brasileiro.

O Saci, ou Saci-pererê, é um personagem bastante conhecido da mitologia brasileira, que teve sua origem presumida entre os indígenas da região das Missões, no Sul do país. Inicialmente retratado como um endiabrado, é uma criança indígena, com uma perna e de cor morena, com a diferença de possuir um rabo. Suas histórias se espalharam e chegando à Região Norte do Brasil, a mitologia africana o transformou em um negrinho que perdeu uma perna lutando capoeira, imagem que prevalece nos dias de hoje. Herdou também a cultura africana do pito, uma espécie de cachimbo, e da mitologia européia, herdou o píleo, um gorrinho vermelho.

Considerado uma figura brincalhona, que se diverte com os animais e pessoas, fazendo pequenas travessuras que criam dificuldades domésticas, ou assustando viajantes noturnos com seus assobios. O mito existe pelo menos desde o fim do século XVIII. O saci não tem amigos, vivendo solitário nas matas. Também conhecido como menino de uma só perna.

A função desta "divindade" era o controle, sabedoria, e manuseios de tudo que estava relacionado às plantas medicinais, como guardião das sabedorias e técnicas de preparo e uso de chá, mezinhas, beberagens e outros medicamentos feitos a partir de plantas.

Como suas qualidades eram as da farmacopéia, também era atribuído a ele o domínio das matas onde guardava estas ervas sagradas, e costumava confundir as pessoas que não pediam a ele a autorização para a coleta destas ervas.

O primeiro escritor a se voltar para a figura do Saci-Pererê foi Monteiro Lobato, que realizou uma pesquisa entre os leitores do jornal O Estado de S. Paulo, colhendo depoimentos sobre o nosso “diabinho”. O resultado foi publicado (1918) em forma de livro: ‘O Sacy-Pererê - resultado de um inquérito’; além de publicar ‘O saci’ - obra-prima sobre o folclore brasileiro - Lobato utilizou a figura do simpático diabrete no conto Pedro Pichorra, em que um menininho se vê confrontado com o seu medo ao Saci. Imortalizado nas histórias contadas à beira das fogueiras nas cidades do interior do Brasil, o Saci ganhou um novo e importante aspecto cultural nos livros de Monteiro Lobato e nas histórias em quadrinhos de Ziraldo, criador da ‘Turma do Saci Pererê’, alcançando desta forma, também as crianças da cidade grande. Figura ainda em muitas histórias do Chico Bento, personagem criada por Maurício de Sousa, típico caipira do interior paulista. Com a contribuição destes escritores o mito do Saci sobrevive à invasão das culturas estrangeiras amplamente divulgadas pela mídia. Com a transposição dos textos de Lobato para a Televisão, o Saci deixou o imaginário para ser personificado numa figura de carne e osso.

O que? Você não acredita em Saci? Pois não duvide...
E você que está aí rindo, cuidado se ouvir um vento repentino assobiar!

E para comemorar o Dia do Saci tem até o selinho...

Bom final de semana!

5 comentários:

Aliny disse...

Oie Tetezinha amadorei o texto ...qtas informações sobre o Saci...o selinho do Saci achei tao fowfinho...se ele for assim bonitinho nem vou ficar com medo dele..vou eh fazer travessuras com ele :p Showwwwww de texto...Bjinhux

Mary disse...

Oi,Amiga Tetê! Tudo bem?
Vim ver seu post do Dia do Saci e levar o Selinho que está lindo!
Pena que não divulguem o nosso Folclore como merecia,né?
Ontem falaram um pouquinho do Saci e dos personagens Folclóricos do Sítio do Picapau Amarelo, na TV!
Nota 10 pro seu post!
Na minha Cozinha, eu falei do Dia do Bolinho,de Portugal,pois achei interessante passar algo diferente
pro pessoal daqui.
Um Feriadão cheio de Doçuras e Gostosuras em sua vida!
Beijos,
MARY.

Majoli disse...

Ah que post mais legal minha miga.
E viva o saci, ele é lindo.

Beijos no teu coração.
Linda noite de sábdo eum domingo de muita paz.

MARY disse...

Oi ,Amiga Tetê!
Te convido a assistir um Vídeo que o Jairo fez da PIPINHA, após o banho no quintal de casa,e colocou no YOUTUBE.
O Link é:
http://www.youtube.com/watch?v=HP6TuPTvelE

Espero que goste de ver minha fofinha!!!
Beijos,
MARY.

Regina disse...

Tetê, meu anjo!!!

Muito bacana este post... nosso folclore é riquíssimo e deveríamos valorizá-lo muito mais, ao invés de ressaltarmos o que vem de fora (o dia das bruxas por exemplo que, ao meu ver, para nós, não faz o menor sentido)... enfim...

Este post do amor incondicional é lindo também... sempre muito agradável passar por aqui...

Parabéns, Tetê por suas postagens que sempre nos elevam a alma...

Ótimo feriado pra você, meu anjo de amiga!!