segunda-feira, 8 de junho de 2009

Fenix

Enjoei, cansei, perdi a graça: a gente podia ser original e abrir os armários dos esqueletos e das vergonhas, assumir seus erros, parar de agir como se isto aqui fosse o reino dos bobos.
O exercício do poder exige um sólido alicerce humano e cultural, humildade, realismo, experiência e visão de mundo – para poder pronunciar de boca limpa vocábulos como “ética”. As palavras se repetem, se desgastam e deformam como objetos usados demais ou mal usados. Termos como “ética” e “indignação”, perdem seu real valor.
O barco afunda: alguns ratos já foram lançados na água, outros se agarram com dentes, patinhas e longos rabos ao que sobrou. Adianta ranger os dentes, vale a pena se expor, não estará esgotado o velho tema de renovação e confiabilidade?
Os sinceros curvam-se ao peso da omissão: podíamos ter ignorado tudo isso? Os honrados, revendo conceitos de uma vida inteira, se questionando dolorosamente; os cínicos usam da velha arrogância ou fingem nada saber, e os covardes se escondem atrás de desculpas escandalosas.
O Brasil geme nas dores do parto de (esperemos) uma democracia mais verdadeira, e uma vida pública mais limpa.
Quando a ferida explodiu, eram tantos os males que quase não conseguimos respirar – nós que vivemos do suor do nosso trabalho, nós que pagamos as contas com dificuldade e os impostos com indignação, nós, quase paralisados por juros absurdos, nós que acreditamos neste país mas somos forçados a desacreditar de boa parte dos que o comandam.
Nós, desmoralizados pelas mentiras do bando que assinava sem ler, fazia reuniões sem ver, viajava sem saber, negociava o bem-estar do seu país, prevaricava sem se dar conta, e agora experimenta todas as máscaras disponíveis, enquanto aponta o dedo para os outros: “ele também fez xixi na calça, ele é pior que eu!”
Nas coxias, procura-se (ou procura-se ainda ocultar) o responsável: quem esteve por trás de tudo isso? Que pessoa, grupo, entidade, manejava os cordéis, enganava e intimidava todo mundo, e, covarde criminoso, não mostra o rosto? Quem assassinou tão meticulosamente a nossa confiança? Que surpresa malévola nos aguarda a cada dia?
O fio da meada se desenrola cada vez mais longo, mais complicado e sombrio, mesmo para quem gostaria de fechar os olhos e morrer negando a traição: “eu posso explicar... não é o que parece”. Não nos iludamos com alguns números da nossa economia nem com os sorrisos da elite do poder: estamos por baixo, estamos naufragando, e se não aproveitarmos essa ocasião para graves mudanças, seremos o subpovo de um subpaís, digno de piedade.
Apesar da ameaça da descrença que me ronda, preciso esperar que ao fim e ao cabo a vergonha não tenha passado de moda inteiramente.
Talvez a verdade enfrentada de peito aberto nos devolva a confiança, e a nossa alma brasileira habite um país com narizes menos compridos, memórias menos lesadas, bandidagem menos homenageada e esperança ainda viva. Podem-se então estabelecer novas regras, e soprar novos ares, porque está na hora.
É possível que a esperança e o otimismo ainda tenham lugar por aqui, e o Brasil seja uma fênix que vai renascer mais limpa e mais forte desta fogueira das vergonhas: isso desejo, mas admito que sem grande ilusão.
- Lya Luft -
===
Sei que o post ficou longo, mas não consegui resumir, como sempre faço com as crônicas da Lya Luft. A indignação dela é a minha e, acredito, que seja a de todas as pessoas honestas diante da falta de vergonha de nossos governantes.
Passamos a semana com os noticiários falando sobre o acidente aéreo do dia 31/5 e eu me pergunto: o que será que está sendo tramado nos bastidores políticos? Infelizmente estou aguardando “alguma surpresa malévola” quando o caso AirFrance for encerrado! É o que sempre acontece quando estamos na torcida na Copa do Mundo, quando estamos perdidos em fantasias no Carnaval e quando estamos solidarizados com a dor de nossos irmãos...
Tenho até medo de pensar no que possa vir de Brasília!

9 comentários:

Vi disse...

Olá... boa segunda pra vc!! Lindo post eim.... bjs

Aliny disse...

oieee miguxinha..Creeeeeedooooooo
q gente má..pega os bixinhos e nao levam p tomar vacinas??? qto ao texto ...concordo com a escritora e contigo tb...se bem q na aula de historia o prof disse q o BR vem sendo roubado desde qdo ainda era colonia de Portugal..eles levaram as nossas pedras preciosas e ouros..e q na ditadura roubavam e quem abrisse a boca eles matavam ...bom foi o prof q explicou ...eh ele tem uma paciencia p explicar :) miguinha otima semaninha fique com Deus..e tadinho do fiotin :(

NADJA disse...

OLÁ OLÁ KIIDINHA..NOSSA QUE TRISTEZINHA ...QUE TRAGÉDIA..É TUDO FICA SEM NENHUMA RESOLUÇÃO NESSE MUNDO...QUE DEUS TENHA PIEDADE DESSAS FAMILIAS!!! ...MUITO FRIO AI KKK NOSSA AQUI EM PETRÓPOLIS FRIOZÃO UIA KKKK
O ARRAIÁ CONTINUA NO MEU CANTUXO..TEM
ATÉ FRANK AGUIAR CANTANDO ..UM FORROZÃO kkkkk!!!
E NO MEU MUNDINHO MISTICO...TEM UM POEMINHA PARA OS SAMBARILOVES !!!
VAI LÁ!!!
http://mundomisticodanadjinha.blogger.com.br/
ESSE MIMINHO É PARA VC DE CORAÇÃO.. B-JUS OTIMA SEMANINHA FUIIII!!!
http://www.meurascunho.blogger.com.br/!mundo%20mistico%20namorados.gif

Jandira disse...

Oi anjo !
Olhe para o céu... Viu alguma coisa?
Claro que não!
Como vc vai ver se o que há
de mais especial no mundo
está aqui na terra
Lendo esta mensagem...
Feliz semana !!!!

DAMA das FLORES (Mary) disse...

Oi,Amiga Tetê!
A Fenix é uma ave sem igual!!!
Aqui não há Fenix!!!rss...
O meu JARDIM está Florido de novo!!! É tempo de São João!!! E VC conhece a FLOR de SÃO JOÃO??? Vá no meu Jardim!!!
E dance um Forrozinho tb!!!
Beijokas,MARY( Dama das Flores).

Su disse...

Tetê, seus posts são maravilhosos... Eu não ligo que eles sejam longos. QUando eu termino de ler as suas palavras eu saio com o coração tão leve, as palavras que tem aqui são sempre lindas e profundas!!!

E esse post foi perfeito, vc está indignada e com toda razão querida, infelizmente os bastidores do mundo político é uma vergonha... :S

Beijos, lindona!!

New Life ^^ disse...

BOA TARDE MINHA FLOR!!!

COMO VOCÊ ESTÁ? TUDO BEM?
NÃO ACHEI AONDE COMENTAR NOS DOIS POSTS ANTERIORES :(
POIS ENTÃO TETÊ... ESSA É A SEGUNDA VEZ QUE DÁ ISSO NELE!
AGORA FIZ OS EXAMES E VAMOS VER NO QUE VAI DAR =D

ENCONTREI ESSA LINDA MENSAGEM E ACHEI QUE COMBINA MUITO COM
A NOSSA AMIZADE :)

"VOCÊ É UMA AMIGA ESPECIAL... ME AJUDA A CRESCER QUANDO EXALTA
MINHAS QUALIDADES, FAZENDO COM QUE EU ME ORGULHE DELAS, QUANDO
EXTRAI O MELHOR DE MIM, OMITINDO OS DEFEITOS QUE ATÉ EU GOSTARIA
DE ESCONDER. QUANDO ME ESTENDE A MÃO, MOSTRANDO O CAMINHO QUE
DEVO SEGUIR!

POR ISSO SEI QUE POSSO CONTAR SEMPRE COM VOCÊ"

TENHA UM ÓTIMO FERIADO, UM FELIZ DIA DOS NAMORADOS E UM
MARAVILHOSO FINAL DE SEMANA!
COM CARINHO, SUA SEMPRE AMIGA... TATY

Su disse...

Querida, infelizmente não consegui comentar nos posts acima, não sei o que aconteceu!!
Beijos apra vc e bom feriado!

Ane disse...

Oi Tetê,vim comentar aqui,depois vou lá no Tempo de celebrar!Vc tá um pouco sumida...mas olha só quem tá falando em sumiço,em?
Realmente a indignação é geral e a maracutaia já apareceu,vc viu?As transações em segredo lá no senado?
Sei não...