sexta-feira, 24 de abril de 2009

Como comunicar más notícias?

O que dizer ao doente, quando estamos frente a um diagnóstico de doença difícil?
Esta é uma questão ética difícil que os profissionais da saúde e familiares enfrentam.
No passado se acreditava que quanto menos o paciente soubesse a respeito de sua enfermidade, melhores seriam as chances de recuperação. Temía-se que o enfermo pudesse se desesperar e entrar em depressão. Esta realidade mudou hoje.
A questão não é mais “se devemos ou não comunicar”, mas antes como” vamos com sensibilidade partilhar esta notícia. É necessário levar em conta a condição psicológica do doente, os valores familiares, culturais e espirituais. Em muitos casos, a verdade por mais dura que seja é o melhor presente e gesto de amor que podemos comunicar.
- Leo Pessini -

Até amanhã!

3 comentários:

Aliny disse...

Oie miguxinha ..+ a Frida mora com vc neh? eu li e-mail q vc me enviou parece q ela fica na garagem..nao deixa de ser um lar..ja q no seu quintal tem cachorro bravo..eu acho q ela se acostumou a ficar na rua e nao tem como prender..tenho uma historinha sobre um cachorrinho de rua t conto via e-mail tah..agora qto ao seu texto eh mttttt dificil de responder ..eh como o texto msm diz depende do emocional da pessoa..da religiao.. eu sinceramente nao tenho um emocional preparado p dar uma noticia de doença grave e se for eu a doente q vou morrer prefiro nao saber..cada religiao dah uma explicação p a morte..a catolica diz q tem inferno ..purgatorio e ceu..a evangelica desconheço..a espirita q eh mundo escola a gente vai e vem dependendo da evolução..+ a verdade msm ng sabe eh um misterio..ops fiz um post..desculpa;;amiguinha um fds maravilhoso p vc e familia..Bjinhux

Anônimo disse...

Oi Anjo ...
Vou te dizer eu prefiro não saber da minha doença(terminal) , pois eu acabo me entregando mais rápido ...rsrsrs ...
"Amigos verdadeiros a gente não encontra...
A gente os reconhece!"
TENHA UM LINDO FINAL DE SEMANA...
Linda a casinha da Jan foi atualizada e ofereço o meu award com todo o carinho a vc...Sabe como é muitos cantinhos ..rsrsrs ...

André disse...

Olá a todos(as) ao ler este texto não me contive, e tenho q comentar, mas antes, eu gostaria de perguntar: se o mundo fosse acabar hj, o que vcs fariam? Não faria nada diferente, seguiria suas rotinas; iria passar o dia entre amigos e familiares; daria uma granade festa; pediria desculpas a alguém; faria as pazes com alguém do passado; confessaria; faria sexo o dia todo; pegaria um trem para puxar a cordinha; pularia de para-quedas; escalaria o Everest; diria aos entes queridos o quanto os amam; diria às pessoas o q sente, seja bom ou não; mandaria alguém à .....; se declamaria?
Enfim, já ouvi todas essas respostas e outras mais, mas seja qual for sua resposta, eu pergunto mais uma coisa: vc gostaria de ser privado(a) de fazer isso no seu último dia?