sábado, 25 de abril de 2009

O quadro de Rembrandt

Uma pintura de Rembrandt mostra a cruz de Jesus Cristo sendo erguida no Gólgota. Uma execução desse tipo era lenta e torturante. Ao pé da cruz, bem no centro da pintura, está um jovem, facilmente reconhecível como o próprio Rembrandt em sua juventude, executando ordens. Ele é um cúmplice ajudando na laboriosa obra, e assim participando um pouco da culpabilidade humana. Embora o prazer de Rembrandt em se auto retratar seja uma característica bem conhecida de sua obra, é surpreendente encontrá-lo desempenhando uma parte desumana nesta cena.
O que Rembrandt está descrevendo aqui é um comentário muito pessoal daquilo que hoje é conhecido como complexo de culpa. O que torna isso digno de crédito é o fato de que ele se auto apresenta como um ajudante cúmplice, não apontando o dedo aos outros que levam sobre si um maior fardo de culpa. O que ele está dizendo através da pintura, é: “Eu tenho uma parte nesta injustiça”.

Quando a questão é a culpabilidade, poucas pessoas seguem o exemplo de Rembrandt. Normalmente criticam ou culpam os outros. Mas aqui não se trata da culpabilidade de outras pessoas: Rembrandt está consciente de que ele era culpado diante de Deus, cuja santidade e justiça devem ser reverenciadas. O reconhecimento deste fato é o ponto central deste assunto.
Rembrandt e muitos de seus contemporâneos perceberam algo da responsabilidade pessoal pela morte de Cristo, confessando isso posteriormente. É isso o que os distingue da maioria das pessoas. E a culpa pessoal pela crucificação não era apenas algo da Idade Média; é também uma questão bem atual.
Z
Convite: Jesus, após ter ressuscitado passou ainda 40 dias em companhia de seus discípulos. Você sabia disso? Deixo aqui um convite para o Tempo de Celebrar.

Bom final de semana!
Até segunda feira!

9 comentários:

Aliny disse...

Oie friendzinha querida do meu coure..vamos primeiro a Frida.. ela gosta de vc por isso ela fica no seu portao a noite..tadinha ela eh carente :( qto ao texto eh perfeito as pessoas costumam colocar a culpa em alguem ou entao dividi-la nunca q ng q assumir a culpa..foi assim q entendi espero ter entendido :) Bjinhux

NADJA disse...

VI SUA HISTÓRINHA DA DOGZINHA COM MINHA NETINHA...VC TEM UMA VAGA CATIVA LÁ NO CÉU ..VC É UMA FOFA MIGUXA...BEM AGORA VOU PARA O TEMPO CELEBRAR..OBRIGADA PELA SUA PRESENÇA NA FESTINHA..AINDA TÁ BOMBANDO LEGAL KKKKKKKKKKKKKKKKK

JandiraS.Santos disse...

Oi anjinho !
"Sua amizade é uma DROGA ...
Provei!
Gostei!
E agora..
TO VICIADA!"
Um lindo domingo e uma bela semaninha maravilhosa ...
Beijinhos

Anônimo disse...

olá, esta cena de Rembrandt me faz lembrar de Jesus Crucificado e abandonado , tenho sempre comigo uma prece que é viver Jesus abandonado e que nenhum sofrimento meu é maior do q o abandono de Jesus neste momento: Qdo ele diz: Meu Deus meu Deus porque me abandonaste. E com isso amiga nada na vida é maior do q essa dor de Jesus na cruz e por isso viver Jesus Abandonado é amar ao ponto de dar a vida pelos outros, amarmos reciprocamente. Tenha um lindo dia e ate amanha. bjss

Regina disse...

Pior que a culpa, é o remorso...

Por isso, devemos pensar mil vezes antes de agir, porque o que passou, não volta nunca mais... Podemos até nos redimir, assumir nossos erros, porém, nosso erro vai estar sempre impregnado em nós...

Amiga Tetê, saudades!!

Bom domingo pra você e uma ótima semana!!

MARY disse...

Olá Amiga Tetê! Tudo bem com Vc?
Vim ver as 9dades e desejar uma Linda semaninha,com mais um Feriadão,né?!!!
Não sabia que Jesus tinha passado mais 40 dias com os dissípulos!
Cada dia aprendemos algo novo!!!
VC sabia que foi na França onde surgiu o primeiro restaurante, no período do século XVIII?
Esse restaurante era uma espécie onde serviam refeições com propriedades terapêuticas, principalmente caldos.
Mais tarde,século XIX, é que as pessoas passaram a considerar a refeição como um passatempo agradável e não mera necessidade,
e o mundo descobriu os segredos da sofisticação dos restaurantes franceses.
Ótima Semana!
Beijos,
"Chef" MARY.

Anônimo disse...

Nessa cena podemos ver o quant Cristo sofreu por nós!!
Abraços querida!!
boa semaninha, Tetê!!

Gi Lizarda disse...

Oie, dindaaaaaaaaaaa!!!Há quanto temponão te chamava assim, né? rsrs
Linda, vim agradecer pelo seu carinho e amizade sempre tão presentes em minha vida.Muita saudade de falar com vc.
Minha sogrinha só piora. Ela deve voltar para a UTI hoje pq uma veia da barriga estourou. Ela teve parada cardíaca ontem a noite. Estamos muito preocupados. Deus tenha piedade!!!

Um bj, linda!

Cristiane disse...

Tê,

A gente não tem idéia do quanto Jesus sofreu por nós, por mais que pensemos nisso tudo, é sempre mais além, muito além, não é mesmo?

Vi seu recado lá no orkut, e além do orkut tive também meus dois blogs levados, roubados, apagados, bom, qualquer um desses nomes serve,já que de fato, perdi os dois, alémde outras coisas que te conto em um e-mail. Tô deixando o novo Fragmentos aqui Tê, se você for lá, deixa seu endereço de e-mail por favor?

Uma linda semana para você, beijinho, Cris