segunda-feira, 11 de junho de 2012

Vixe... que bafo!

Cães e gatos também precisam cuidar da higiene bucal, caso contrário, o resultado é mau hálito que nem os mais apaixonados dos donos aguenta! A boa notícia é que o problema tem tratamento.
A chamada halitose é causada pela instalação de bactérias em tecidos como a gengiva e que provocam o acúmulo de tártaro e mau cheiro. O aumento do tártaro agride a gengiva e as demais estruturas que fixam os dentes e eles começam a cair. À medida em que a carga bacteriana vai aumentando, ela pode migrar para a corrente sanguínea e levar a problemas graves para os nossos amiguinhos. Um desses problemas é a endocardite bacteriana e além disso podem ocorrer complicações nos rins, fígado e articulações.
Para evitar o problema, é aconselhável escovar os dentes do animal pelo menos uma vez por semana e uma vez ao ano é indicado procurar uma clínica veterinária para um tratamento de limpeza. No procedimento, o animal é anestesiado, todo o tártaro é removido e os dentes passam por um polimento. A partir dos 4 anos, isso não é “luxo”, é necessidade.
Existem no comércio, ossos, biscoitos e alguns tipos de rações que ajudam a prevenir a formação do tártaro. E, havendo a escovação regular, nem todos os animais precisarão fazer tratamento de limpeza anualmente. A visita ao veterinário funciona como uma prevenção!
- Mariana Cardozo Pereira - veterinária -

7 comentários:

Aliny disse...

tia eh por isso q nao podemos dar doces p eles neh?! tem q ser os alimentos certos ...e assim eles nao sofrem com os dentinhos e outras doenças..D+ seu post..uma semaninha abençoada..vou deixar ossinhos pq passatempo nao pode :p σ σ p as meninas

... Morgana disse...

Olá dinduxinha! Eu estava dodói... Muito obrigada pela visita ao meu blog! Esse seu cantinho é muito bom! Beijos cintilantes. Morgana

chica disse...

Importante pois eles tem BAFÃO mesmo,srrs..

E quanto ao Kiko, se ele quiser pode assumir a cozinha, com todo gosto, mas não meu quadrado(retangular, o computador,rssr)

beijos,obrigado pelo carinho,chica

Imaculada disse...

Muito boa sua postagem!
Uma alerta... Precisamos e devemos cuidar dos dentes de nossos animais.
Abraços amiga! Uma semana abençoada pra ti.

Priscila Rodrigues disse...

Muito bom.. a minha Xuxa fica com bafinho tbem, rs, só passa depois de comer um biscoito..

Bjos, Tetê, ótimo dia pra ti.

Néia Lambert disse...

Oi Tetê, ninguém merece um bafão, todo cuidado é importante.

Beijos

Ane disse...

OI Tetê!Menina,Leti tem um bafo daqueles!Vou perguntar ao veterinário se eles fazem limpeza lá na clínica.Beijos!