quarta-feira, 6 de junho de 2012

Pé na Estrada...

A Região Norte do Brasil atrai muitos turistas de outros países e precisa ser descoberta pelos brasileiros. No Pé na Estrada de hoje vamos desembarcar em Belém, famosa pela procissão do Círio de Nazaré, em outubro, e do tão conhecido Mercado-Ver-o-Peso, onde se encontram artigos típicos, frutas e comidas da região e ervas medicinais.

Belém é uma cidade muito bonita e tem sua história bem preservada na Cidade Velha, com solares com fachadas de azulejos portugueses, ruas estreitas da época da colonização, igrejas... Teatro da Paz, Forte do Castelo, a Basílica de Nazaré... Museus e o Bosque Rodrigues Alves.
Belém é o ponto de partida para a Ilha de Marajó, que é a maior ilha fluviomarinha do mundo (ela é cercada pelos rios Tocantins e Amazonas e pelo Oceano Atlântico) e tem várias praias com dunas de areias claras. Na foto acima, paisagens de Belém e da ilha de Marajó. O trajeto de balsa leva 3h30m até a ilha. Mas Marajó tem mais que beleza naturais e praias. Apresentações de danças folclóricas, reustaurantes e nas planícies as criações de búfalos que em alguns lugares ainda são o meio de transporte mais usado. A Cachoeira do Arari e o Museu do Marajó são pontos imperdíveis. Outra atração da ilha é a hospedagem em fazendas para acompanhar o dia a dia da vida na ilha.

Reserve no mínimo 6 dias para poder conhecer Belém e visitar a Ilha de Marajó (você vai querer ficar mais tempo...). De novembro a maio chove bastante nessa região. Leve roupas leves, filtro solar e chapéu e é recomendado tomar a vacina contra a febre amarela.
Vá preparado para as compras: cerâmica marajoara(na imagem), artesanato indígena e artesanato em couro de búfalo. Não deixe de provar os pratos típicos como o pato no tucupi(na imagem), tacacá, maniçoba, açaí com farinha d’água(o açaí lá é salgado, viu?) e carne de búfalo.


Vamos? Mochila nas costas e pé na estrada!

Bom feriadão!

9 comentários:

Aliny disse...

hummmm..pensandooooo...Belem tem Mac Donald neh? carne de bufalo? pato? tadinho do pato..bufalo..salvem o patinho..+ deve ser D+ as ilhas..praias..tirando as comidas tipicas ..euzinha ate encaro :) Bjinhux

Brisa da Manhã disse...

Olá! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Eu já tinha vontade de conhecer Belém e agora, então... Obrigada por sua visita! Beijos suaves da Brisa da Manhã

Imaculada disse...

Tetê querida!
Nosso Brasil é belíssimo e pouco conhecemos dele...
Precisamos conhecer mais suas belezas naturais e a cultura de nossa gente...Amei sua postagem. Parabéns!
Abraços! Um feriado abençoado e melhoras pra ti.

Anpara disse...

Olá! Passando para agradecer a visita ao Filosofando! Muito bom o post!Saúde e Paz. O resto a gente corre atrás! Bjs e bom feriado! Ana Paula

Anete disse...

Tetê, acabo de conhecer aqui e gostei um tanto!
Foi bom estar em Belém em julho/11 e aproveitar da sua beleza! Este post me fez relembrar!

Um abraço p você...

Alfa & Ômega disse...

Tetê, meu marido trouxe muita cerâmica marajoara daí, acredita que os vasos grandes quebraram com o tempo e só me restou uma urna funerária e que sexta feira passada caiu do sofá e quebrou? Ela fica em cima do armário e tirei-a de lá para limpar o pó e ao colocá-la, meio que com pressa, no sofá para limpar o armário, ela rolou do sofá. Colei todinha e nem parece. Mas voltando ao assunto tenho imensa vontade de conhecer o nosso país, mas ir a Paris ou qualquer outro país, dizem que fica bem mais em conta, mais barato. Os preços aqui são exorbitantes. Mas o país é lindo! Um abração!

Peregrina da Paz disse...

Oi! Muito bom o seu post! Fiquei feliz com a sua visita! Já atualizei! Beijos e Deus te abençoe! Leila

Suzuki disse...

Olá! Feliz de ver seu comentário lá no blog! Gosto de tê-la entre meus amigos! Atualizei... Dá um pulinho lá! Beijos Suzuki

chica disse...

Adorei passear contigo.Lindo tudo!beijos,tudo de bom,chca