sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Pé na Estrada: cavernas de SP

Escondida entre São Paulo e Curitiba, fica uma das regiões do país com um grande conjunto de cavernas, algumas ainda selvagens e outras já estruturadas para receber visitantes.

A região pode ser visitada o ano inteiro, mas entre dezembro e março as chuvas costumam danificar as estradas e dificultar o acesso, principalmente para Iporanga. Na estação chuvosa, fica perigoso visitar as cavernas cortadas por rios. 
O ponto de partida para o passeio na região deve ser Eldorado, onde está a Caverna do Diabo, uma das mais ricas do país em formações rochosas e número de galerias. Ela é iluminada artificialmente. 
Iporanga, oferece local para camping. A cidade reune várias cavernas sendo que a mais visitada é a Caverna de Santana.
Em Apiaí, a principal atração são as cavernas do Núcleo Caboclo. Para quem gosta de caminhadas por trilhas, pode ir até Capão Bonito e conhecer a Fazenda Intervales. Artesãos rurais de Apiaí produzem um belo e curioso trabalho de cerâmica e madeira.
Não esqueça de levar: repelente, lanterna à prova d’água, sapatos antiderrapantes e cantil.

Bom final de semana!

6 comentários:

Aliny disse...

oie tia euzinha tenho medo de cavernas.. *_* pior..assisti um filme q tinha uma caverna..filme de terros..era pititinha e agora tenho pavorrr..mas p q gosta deve ser mt legal..otimo fds p vc's..Bjinhux

Aliny disse...

corrigindo terros =(TERROR)

Orvalho do céu disse...

Olá, querida Tetê
Eu gosto... adoro caminhar... saí ao meu papai...
Bjm de paz e eperança

Sonja Yeda disse...

Olá amiga! Muito obrigada pela visita! Sua reflexão está muito boa. É importante estarmos sempre refletindo! Beijos e bom final de semana! Sonja

Ane disse...

Ei,nunca entrei numa caverna,mas toparia visitar uma com certeza!Principalmente se tiver um lago lá dentro...Ah sim!mandei cartinha pra vc viu?Bjocas!

nadja disse...

Oie doladinha quanto tempo...ñ passava aqui ..mas que lugares lindos nosso Brasil tem ...adoraria conhecer..bem amada te espero no meu carnaval do meu cafofo ok kkkk e no dicas de beleza tem dicas super legais ..beijus feliz semaninha!
www.dicasdebelezadanadja.blogger.com.br