Papagaios são como crianças: adoram guloseimas e fazem birra!
São extremamente inteligentes: reconhecem os donos e se apegam a eles. É sempre bom que mais de uma pessoa tenha ligação com o animal. Quando o papagaio se sente abandonado, ele fica estressado e chega a arrancar as próprias penas. Então, sempre que seu dono não esteja por perto ele precisa de outro amigo.
Um erro comum na alimentação dessa ave é oferecer como prato principal sementes de girassol e mistura de grãos. Seria como alimentar uma criança diariamente em um fast-food. São alimentos ricos em gordura e devem ser utilizados como petiscos. A alimentação do papagaio deve ser legumes crus e folhas verde-escuras.
O ideal é deixá-lo numa gaiola que abra na frente e no teto. O poleiro ideal é feito de galho de árvore frutífera. Menos o abacateiro por ser tóxico para a ave. Corrente na pata, nem pensar. Pode causar fratura. O certo é aparar as penas das duas asas com um profissional especializado.
E o principal: como o papagaio é uma ave silvestre, para ser mantido em cativeiro é necessário uma licensa do IBAMA.
- orientações do veterinário André Sena Maia da Zoomedical -
4 comentários:
Ai Tetê, fico com tanta pena destes bichinhos em lojas de animais, você nem imagina.
Tem um shopping aqui perto que tem uma arara azul, aquelas enormes que vemos na Amazónia, acho um crime ter uma ave destas presa numa loja, revoltante, haviam de colocar era o dono da loja lá pendurado na gaiola.
Eu tenho dois periquitos, daqueles que só fazem barulho e sujeira, invenções do sr meu marido, rsrsrs...
Se eu soubesse que eles sobreviviam sozinhos, soltava eles agora, mas fico com pena, vou aturando eles, rsrsrs...
Sempre vi papagaio com o celebre potinho de sementes de girassol do lado, nunca pensei que não seria o alimento ideal, mas faz todo o sentido comerem legumes e verduras, afinal é o que eles comeriam em liberdade.
E galho do abacateiro? Nunca pensei que fosse tóxico!!
Sempre aprendendo!!
Beijinhos enormes e um ótimo fim de semana para vocês aí em casa.
Papagaio além de sensível e super inteligente!
O meu ficava no poleiro livre, ia para as árvores, para cozinha, para sala, quando eu viajava ele ficava bravo era uma graça.
Tinha licença do IBAMA e uma boa alimentação. ori
Senti muito perdê-lo.
Abraços e uma boa noite pra ti.
Olá.Amiga Tetê ! Tudo Bem?
Vim ver se tem 9dades por aqui!
Eu nunca convivi com um Papagaio! O Jairo que gostaria de ter um Papagaio, mas confeço que tenho um pouco de mêdo de levar bicadas!!! Ridículo,né?!!! Rss...
Mas, acho lindas as Araras!!! São "primas" dos Papagaios,né?!!!
Sabe ,a Pipinha gosta muito de comer Legumes crus! Agora ela come tb os legumes além da ração!!!
Hoje adiantei e coloquei Post novo na minha COZINHA , pois amanhã tenho a Festinha Junina do Colégio da minha Netinha. A Festa começa 13 hs , tem almoço lá!
Um Lindo Fim de Semana!
Beijinhos,
MARY.
hehe bichinho maroto a fazer birra!
Postar um comentário