segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

2º encontro: Maria e o Anjo


Se o encontro com o anjo faz Zacarias perder a fala, no encontro de Maria com o anjo nasce o diálogo. O encontro transforma a jovenzinha de Nazaré numa mulher que se coloca à disposição de Deus e confia na sua promessa.
O encontro de Maria e o anjo começa com a entrada dele em sua sala e uma saudação carinhosa: “Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo”. Maria se assusta. Não duvida da mensagem, mas fica pensando no seu significado. Abre seu coração para as palavras do anjo. Tudo, Maria nunca poderá entender, mas se ela aceita que para Deus nada é impossível, irá entender e aceitar o mistério de sua gravidez e do nascimento e verá seu Filho em plena luz.
Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”. Maria se entrega ao sabor da palavra de Deus.


Se um anjo entrasse em nosso quarto será que reagiríamos como Maria? Nós imaginamos frequentemente o anjo como um ser celeste tão poderoso que não podemos fazer outra coisa além de seguí-lo. Contudo, o encontro do mesmo anjo com Zacarias nos mostra que não é tão comum entregar-se ao anjo.
Os anjos são seres espirituais e podem falar conosco através de um impulso interno ou um sonho. Frequentes vezes deixamos de ouvir o anjo que nos fala.
Sentimos um impulso interno mas não o seguimos. Se, na oração ou na meditação, nós nos aprofundarmos nas Escrituras, o anjo pode falar-nos também, Pode ser uma palavra da Bíblia que nos toca o coração.
O encontro de Maria com o anjo deve abrir nossos olhos, para que também nós percebamos onde um anjo está encontrando-se conosco; para que algo novo aconteça em nós e Deus opere o bem e a salvação em nós e através de nós.
- Anselm Grün -

Até o Natal, esse será o tema dos posts aqui no Livre Pensamento. A cada post trarei um dos encontros narrados pelo evangelista Lucas, sempre com uma reflexão de Anselm Grün para nossa época. Ele nos leva a encontrar o Menino Deus e, com certeza, o Natal este ano terá um colorido especial!

5 comentários:

Aliny disse...

yeebaaaaaa ...miguinha hoje toh entendendo tudinhooo..Zacarias eh o pai de João Batista...ele ficou mudo qdo encontrou com o Anjo...tem salmos q leio q me toca o coração eu sinto uma paz imensa..deve ser nesse momento q o anjinho se faz presente :) pq temos nosso Anjo da Guarda eu sempre oro e peço proteção p ele..linda semaninha..tks pelo carinho...Bjinhux

Néia Lambert disse...

Muito legal essa forma que vc tem feito reflexão das passagens do Evangelho, assim vamos nos preparando adequadamente para o Natal.
Beijos

Unknown disse...

Olá minha querida!!

Não tenho muito conhecimento bíblico, embora tenho estado a reaprender a conversar com Deus, é que às vezes nos zangamos, rsrsrs. Adorei conhecer esta passagem.


(Teus sobrinhos estão óptimos, a portarem-se mal como sempre e a fazer muitos disparates, hahahaha...estou a ficar cheia de cabelinhos brancos!! Esta tua sobrinha então...Não tem anjo da guarda que a segure, acho que eles se juntam à ela para fazerem arte, rsrsrs)

Um beijinho grande com muito carinho de todos nós :)

Nilza disse...

Oi querida: passando para agradecer a visita e avisar que já atualizei! Seu post está caprichado, heim! Paz, saúde e que Deus nos ajude! Boa semana! Nilza

André Brandão disse...

É verdade, as vezes esquecemos e nem temos mais tempo de ouvir essa voz tão doce que vem da parte de Deus para nós! Lindo texto!