sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

1º encontro: Zacarias e Isabel


Lucas começa a história do nascimento de Jesus com a narração do casamento de Zacarias e Isabel. Eles não tinham filhos porque Isabel era estéril e ambos eram avançados em idade. Ambos seguiam rigorosamente todos os mandamentos e preceitos de Deus, mas ainda não tinham um relacionamento vivo com Deus.
Um dia, Zacarias estava no Templo e apareceu-lhe um Anjo do Senhor. Neste momento, o próprio Deus entra em sua vida e promete-lhe o nascimento de um filho que desempenhará importante papel na obra da salvação. Zacarias duvida! Zacarias não acredita na mensagem do Anjo e perde a fala. Não poderá mais falar até que se realize a promessa divina.
O encontro com o Anjo deixa o homem mudo. Transforma-o e o silêncio o introduz mais fundo no mistério da vida. Abrem-se-lhe novas perspectivas. Um encontro verdadeiro acorda sempre a vida em nós e nos fecunda.
Uma criança vai nascer. Deverá trazer o nome de João. João significa “Deus é clemente”. A graça de Deus, o dom de Deus para os dois anciãos torna-se visível na criança. É no silêncio que Zacarias fica aberto para a atuação da Graça divina.

Conosco também é assim que Deus atua. É no silêncio que estamos abertos para a Graça divina e nos preparamos para receber o Menino Deus. Não importa nossa idade, para Deus o tempo cronológico não conta... Deus tem o seu tempo e fecunda nosso coração. Depende apenas de estarmos abertos para o verdadeiro encontro.
- Anselm Grün -


Até o Natal, esse será o tema dos posts aqui no Livre Pensamento. A cada post trarei um dos encontros narrados pelo evangelista Lucas, sempre com uma reflexão de Anselm Grün para nossa época. Ele nos leva a encontrar o Menino Deus e, com certeza, o Natal este ano terá um colorido especial!

9 comentários:

Marizza Semeadora disse...

É muito gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Melhor que isso é vir retribuir e encontrar um post magnífico como este! Muito obrigada pela visita! O que você tem semeado? Aquilo que você semear, isso também colherá. Semeia para o Espírito e do Espírito colherá vida eterna. Deus te abençoe! Paz e Bem!

NADJINHA disse...

Lindo miguxinha assim vamos aprendendo com seu cantinho e vc ...mais ensinamentos da biblia!!!bom dia amada !!e feliz fds !inte !!!

Aliny disse...

Oie Tetê correndo p ser hoje.. sim pq ja eh qse 00hs..Zacarias e Isabel sao os pais de Joao Batista e Maria mae de Jesus eh prima de Isabel..miguxinha como ele sao Santos fala eh ou era? euzinha pergunto d+ neh ...nao sabia q João significava (significa) clemente + sei q foi Joao Batista q batizou Jesus :) ihhh agora nao sei o q falar + pq fiquei confusa no silencio..e aki tb tah mt silencio.. ahhh a vovó Nadjinha gostou do meu comennt :) eu gosto mt de ler aprender ...amanha eu volto aki p terminar pq xoninho ..zzZZZ..capotando cataploft..Bjinhux

Luciana disse...

Oi, querida. Tetê..Tirei um tempinho pra visitar e dar aquela espiadinha nos blogs dos amigos e parceiros! Muito bom lembrar aos "esquecidos" o verdadeiro sentido do Natal e nada melhor que a Bíblia Sagrada como base para contar essa verdade! Parabéns pela iniciativa! Bom final de semana! Bjus e apareça!! www.esperandonajanela.zip.net

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! Acabo de atualizar e estou te esperando! Bom final de semana! Paz, Luz e Harmonia!

Sonja Yeda disse...

Olá amiga! Muito obrigada pela visita! Sua reflexão está muito boa. É importante estarmos sempre refletindo! Beijos e bom final de semana! Sonja

... Morgana disse...

Olá Tetê! Muito obrigada pela visita ao meu blog! Esse seu cantinho é muito bom! Beijos cintilantes da fada Morgana

Regina disse...

Sentindo a presença de Deus... hoje e sempre...

Tetê, minha querida!!

Você me emociona, muito obrigada pelo carinho de sempre, por sempre se lembrar de mim...

Sua alegria e energia positiva sempre me contagiam, adoro você, sua amizade!

Estou de férias sim, bastante cansada, querendo um alento!...

Tenha uma linda semana, obrigada por tudo!!

Beijos!!

MARY disse...

Oi,Amiga Tetê! Tudo bem?
Gostei de relembrar do nascimento de São João,primo de Jesus.
Vim ver as 9dades e convidar pra ver as últimas Receitinhas do concurso "Chef de Natal" , na minha "Cozinha".
Tb postei o presente que ganhei da minha "Amiga Secreta" ,bricadeira organizada pela Cinthia Duim.
Passe lá qdo puder!
Beijinhos e Ótima Semana!
MARY.