quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Você sabe amar?

Você sabe amar? Eu estou aprendendo...
Estou aprendendo a aceitar as pessoas, mesmo quando elas me desapontam, quando fogem do ideal que tenho para elas, quando me ferem com palavras ásperas ou ações impensadas. É difícil aceitar as pessoas assim como elas são não como eu desejo que elas sejam.
Estou aprendendo a amar. Estou aprendendo a escutar com os olhos e os ouvidos, escutar com a alma e com todos os sentidos. Escutar o que diz o coração, o que diz os ombros caídos, as mãos irriquietas. Escutar a mensagem que se esconde por entre as palavras corriqueiras e superficiais. Descobrir a angústia disfarçada, a insegurança mascarada, a solidão encoberta; penetrar o sorriso fingido, a alegria simulada e a vanglória exagerada. Descobrir a dor de cada coração.
Aos poucos, estou aprendendo a amar. Estou aprendendo a perdoar... Pois o amor perdoa, lança fora as mágoas e apaga as cicatrizes que a incompreensão e a insensibilidade gravam no coração ferido. O amor não alimenta mágoas com pensamentos dolorosos., não cultiva ofensas com lágrimas e autocomiseração. O amor perdoa, esquece, extingue todos os traços de dor no coração.
Passo a passo, estou aprendendo a perdoar e a amar. Estou aprendendo a descobrir o valor que se encontra dentro de cada vida, de todas as vidas. Valor soterrado pela rejeição, pela falta de compreensão, carinho e aceitação, pelas experiências duras vividas ao longo dos anos. Estou aprendendo a ver nas pessoas a sua alma e as possibilidades que Deus lhes deu.
Estou aprendendo... mas como é lenta a aprendizagem! Como é difícil amar como Cristo amou! Todavia, tropeçando, errando, estou aprendendo... Aprendendo a pôr de lado as minhas próprias dores, meus interesses, minha ambição, meu orgulho quando estes impedem o bem estar e a felicidade de alguém!
Como é duro amar! Eu estou aprendendo...
E você? Você sabe amar?
- Madre Teresa de Calcutá -

9 comentários:

pensandoemfamilia disse...

Olá
Como é dificil conjugar este verbo no cotidiano. "Amar ao próximo como a si mesmo", não é muito visivel com o individualismo, o materialismo que consomem a humanidade.
bjs

Misturação - Ana Karla disse...

Acho que amar é um crescimento.
A cada dia ele vai aumentando.
Será que é assim?

Xeros

Peregrina da Paz disse...

Oi Tetê! Muito bom o seu post! Fiquei feliz com a sua visita! Já atualizei! Beijos e Deus te abençoe!Leila

Anônimo disse...

Oi querida!
A anônima era eu sim..rsrs..esqueci a assinatura...sorry!
Pois é o Miguelll.uma relação linda a deles...ele me olha já todo curioso...imagino que deve estar pensando :"é a mãe da Carol"..mas ele sempre chega bem na horinha de começar a aula daí ainda não me aproximei...srsrsrs
Olha, adoro os textos da Madre Teresa...esse em especial...tenta chegar próximo disto,,,todos os dias da minha vida!bjus e abraços!!!
Luzia

MARY disse...

Olá,Amiga Tetê! Como vai?
Vim ver as 9dades e desejar um Ótimo Fim de Semana!
Madre Tereza só viveu para dar Amor ao próximo!!! Além de ser uma pessoa santa ,foi um exemplo de vida!
"Para que sonhar com o final feliz , se a felicidade está na caminhada, na delícia de apreciar cada dia..."
Venha apreciar as "delícias" postadas na minha COZINHA!
Beijos no coração,
MARY.

Samantha: disse...

A Paz de Jesus e o Amor de Maria! Tudo bem? Espero em Deus que sim! Muito bom esse seu post! Boa reflexão! Obrigada por sua visita! Atualizei agorinha. Beijinhos e um final de semana abençoado! Samantha

Beatriz Prestes disse...

Que texto lindo minha amiga!!
Amar é exercício!!!
Estender as mãos, é o amor em ação!!
MARAVILHOSO!!
Beijo com carinho amiga querida
Bea

Aliny disse...

Madre Teresa esse texto ja conheço + sempre me emociono ao ler..infelismente as pessoas ou nao sabem ou desaprederam o verdadeiro sentido de "AMAR" ...lindo D+ Bjinhux

Sonja Yeda disse...

Olá amiga! Muito obrigada pela visita! Sua reflexão está muito boa. É importante estarmos sempre refletindo! Beijos e bom final de semana! Sonja