quinta-feira, 1 de julho de 2010

Fobias

As fobias são provenientes de uma interpretação distorcida que gera um registro exagerado de um objeto fóbico: insetos, animais, pessoas, ambiente. A claustrofobia é o medo de lugar fechado; a acrofobia é o medo de altura; a fobia social é o medo de lugares públicos; a fobia simples é o medo de insetos ou animais. Mas o pior tipo de medo é o “medo do medo”.
Dependendo do volume de tensão, as experiências existenciais podem ser registadas de maneira tão traumática que controlam a inteligência. Uma barata pode ser registrada como um monstro, um elevador como um cubículo sem ar, uma reunião em grupo como um ambiente agressivo e castrador.
Há medo de todos os tipos: medo de perder o emprego, de ser assaltado, de um ataque terrorista, de andar de carro, de ficar sozinho, de ser rejeitado, de fracassar... Nossa mente é complexa! E quem a controla não é a realidade real de um animal, pessoa ou situação, mas a realidade emocional registrada na memória.
Temos uma fantástica inteligência, deveríamos ser livres, mas facilmente criamos gigantes em nosso inconsciente que nos ameaçam e nos aprisionam.
O maior carrasco do homem é ele mesmo!
- Augusto Cury -

9 comentários:

Gi Lizarda disse...

Eita! Abri bem na hora do post novo!
Dida, saudaaaaaaaaaade enorme!!!
Deve estar querendo meu pescoço, né?
Briga cum eu não... sua carta está pronta, mas não consigo tempo para ir aos Correios. Tem a minha casa pra cuidar, o trabalho e agora a organização do noivado. Sim, vc leu certo! Nosso noivado foi marcado para o dia 10/07. Graças a Deus. Aleluia!!! Saiu esse bendito. kkkk
Conto com suas orações, viu?Noivaremos às 19 horas, na missa da paróquia Cristo Redentor. Depois tem um jantar íntimo só para a família. Vou tirar bastante fotos para vc ver.

Assim q der, mando a carta. me perdoa, mas vc entende minha correria, né?

AMO VC MUITÃO!!! Bjs.

Manuela Freitas disse...

Querida Teté,
Depois de um interregno chego até aqui, o meu tempo está um caos, não chego a tudo que desejo!...
Excelente post sobre as fobias, mas eu Teté tenho muitos medos, o que se pode resumir a MEDO do MEDO, sempre receosa ao que possa acontecer! Não é uma ideia fixa felizmente, mas é por vezes um mau estar que chega de quando em quando e me possui!
Beijinhos,
Manuela

Anônimo disse...

amiga errei o endereço kkkk é este
http://mariapolisthe2010.blogspot.com
este bolg é da mariapolis que participei em junho, é um encontro interreligioso do movimento dos focolares muito lindo e gostaria q desse uma olhadinha nos temas que abrodarmos kkk . Linda te adoro bjs
e um belo jogo amanha. Ei eu não terminei o mestrado não kkk começei agora ... acho q escrevi foi tudo errado kkkk

Priscila Rodrigues disse...

Oi, meu amor...

Depois que fui assaltada fiquei com medode andar nas ruas depois que escurecia... deu o que fazer pra eu voltar sair.

Meu Dr. me ajudou muito, mas ainda não ando de madrugada sozinha.. coisa que na minha adolescência eu não parava em casa.. rs.

Pois é.. somos caixas de surpresas..

Beijos, anjo, boa noite.

Aliny disse...

oie miguxinha tenho medo de barata + nao vejo ela como um monstro enorme..vejo como eh entende e tremo soh de ver..de rato nao tenho medo nem de lagartixa...vc pode nao acreditar + nao chego nem perto de camarao ...siri..eles podem estar mortos + tenho medo msm...pq nao sei...minha mae costuma fazer bobo de camarao + nem entro na cozinha soh p nao ver akeles bixos ...affff..fique com os anjinhos...Bjinhux

pensandoemfamilia disse...

OlÁ

Passei para conhecer seu blog e corroborando com o seu post reporto-me ai fato de que hoje vivemos momentos tão violentos que a doença psiquiátrica vem crescendo. O pânico toma conta do cotidiano, infelizmente.

MARY disse...

Querida Tetê! Como vai?
Adorei seu Post sobre as Fobias!
Acho que a maioria das pessoas tem alguma Fobia! Infelizmente,né?
Mas não podemos nos deixar dominar por elas!
Tem Post Novo na minha "COZINHA". Sobre o Jogo Brasil x Holanda.
Passe lá!
Beijinhos!!!MARY.

Teresa Cristina disse...

Ótimo post!
Augusto Cury estou lendo um livro dele, simplesmente fantástico este texto....conseguimos dominar td a nossa volta mas não a nós mesmos, interessante não acha??
Linda....td de bom pra ti.
Bjs♥

Misturação - Ana Karla disse...

Ai Teté tenho um pavor enorme de sapo, jia, rã, cururu, perereca...
Andei lendo por aí que todos esses medos são da nossa consciência, porém ainda não consegui me libertar desse medo.
Mas tive clasutrofobia, medo de muitas outras coisas.
Mas aos poucos estou voltando a ser normal. rs

Bom dia !
10 para o post.
Xeros