terça-feira, 13 de julho de 2010

Conservatória - RJ: a cidades das serestas

Conservatória fica no Vale do Paraíba, em trecho montanhoso, cercada de fazendas. Pequena e bucólica, é um encanto! De segunda a quinta feira, Conservatória lembra um vilarejo pacato e tranqüilo onde nada acontece. A cidade está apenas descansando. A partir do entardecer de sexta, tudo muda... eles saem às ruas, com seus bandolins, violões, cavaquinhos. Centenas de visitantes chegam para conferir de perto sua arte e poesia e todos ouvem: é a serenata, a maior tradição de Conservatória, um distrito da cidade de Valença com seu encanto todo particular. A sonoridade invade as casas e ruas desse cantinho escondido na serra fluminense a 120km da capital.
Em Conservatória, as casas não tem números. São reconhecidas pelos carteiros por nomes de músicas. Na Rua das Flores, há a casa Chão de Estrelas, a Luar de Paquetá, a Saudosa Maloca... e é assim por toda a cidade.
Mas Conservatória não é só música e arte não... tem cachoeiras e fazendas que podem ser visitadas pelas manhãs. Quando o sol baixa a cidade é só música... a seresta espalha paz, alegria e encantamento e mantêm vivas as chamas do amor!

Uma boa pedida para essas férias de julho!

11 comentários:

Diana disse...

oie...
Estou passando pra retribuir o carinho e dizer q estou de atualização nova, passa la.
"Amizade, palavra que designa vários sentimentos, que não pode ser trocada por meras coisas materiais.
Deve ser guardada e conservada no coração."
Mil bjinhus em seu coração

Aliny disse...

Nuxa miguxinha q D+ essa city...Conservatoria...nunca tinha ouvido falar ...fiquei tipo assim boca aberta ;p ja pensou vc passeando ao som de serenata?? as ruas e as casas com nomes de musicas...soh vc msm Tetezinha p descobrir essa maravilha...q encanto de cidade... amei por d+ seu post...Bjinhux

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Basta ir à Conservatória uma única vez para nunca mais esquecer! E eu não esqueço aquela nossa apresentação do coral! Precisamos voltar lá, Tetê! Será que a Graça não organiza uma excursão? Vou falar com ela! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

Nilza disse...

Oi querida: passando para agradecer a visita e avisar que já atualizei! Seu post está caprichado, heim! Paz, saúde e que Deus nos ajude! Boa semana!

Priscila Rodrigues disse...

Nossa, que gostoso esse lugar, tem um ar antigo, eu adoro, amo...

Lindo post, amiga, eu gosto de saber desses lugares.

Obg por sempre me visitar tbem.. Te adoro!!!

Beijos..

Anônimo disse...

Oi querida Tetê,
Noossa só de ouvir a descrição deste lugar deu uma Paz enorrrme! Que delícia!!!!!!
======
Ana Sara é uma priminha minha hoje com 20 aninhios que mora em Teresina. Foi com ela que tive meus primeiros ensaios maternais..rrsrsrs. Amo-a muito e tê-la aqui por alguns dias é um sonho!
Bejus e abraços....

Teresa Cristina disse...

Oiee xará!!!
Sempre vejo a propaganda de conservatória pela tv....o lugar maravilhoso de se viver....ainda quem sabe um dia chego lá,rs
Linda....vibrações de amor e paz pra ti.
Bjs

Amanda disse...

Eh uma boa dica, o lugar parece ser bem tranquilo! Bom para passear a dois! Super beijo

Sandro Paschoal disse...

Passeando na net deparei-me com seu blog...muito lindo...e mais feliz fiquei ao descobrir o carinho pela minha cidade...e os comentários também recebidos...Conservatória realmente é única e para quem aqui reside só se pode ser feliz...Grande abraço...

Anônimo disse...

Meu nome é Maurício,tive o privilégio de conhecer conservatória em 1979, quando fiquei internado no " Instituto Medianeira", sinto tanta saudade daquela época quando tinha onze anos e fiz amigos no período em que estive aí.Lembro de seu Aloísio,seu Alberoni,seu Gaúcho, e até daquele que nós chamávamos de "mucorongo" rsrsrs. Meu Deus, que saudades daquela época, vivi nesta cidade maravilhosa. Se algúem que esteve no Instituto Medianeira nessa época, entre em contato comigo, meu e-mail é mh.b.2008@hotmail.com.

Tetê disse...

Já postei no Avaliando!