domingo, 23 de maio de 2010

Festa do Divino


Esta festa, tão brasileira hoje, teve o ontem de Portugal, a rainha Isabel e o rei Dom Diniz e a construção da Igreja do Espírito Santo de Alenquer, lá pelos fins dos anos 1200 e inícios de 1300. No Brasil, a primeira Festa do Divino é de 1761, em Guaratinguetá, SP.
Rica em simbologia, esta festa traz a pombinha branca representando o Espírito Santo. As bandeiras brancas e vermelhas enfeitam ruas, palanques, casas, portas e coretos. Crianças e adultos se enchem de majestade na época de Pentecostes. É momento de agradecer a abundância dos primeiros frutos, a colheita, a partilha e, sobretudo, a ajudar os menos favorecidos.
Sob o ritmo das congadas, jongo, moçambiques, batuques que misturam o jeito caboclo, o caipira no canto, a bandeira segue no fandango e cateretê. O Divino desce e arma seu império entre nós!
- Frei Vitório Mazzuco Filho -

Leia sobre religiosidade de Pentecostes.

6 comentários:

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

ONG ALERTA disse...

Agradecer é fundamental para vida, tem pessoas que esquecem o básico...paz.
Beijo Lisette.

Teresa Cristina disse...

Oiee!!!
Festa do Divino me lembra a infancia....carro de boi....cavalgada....afogado....procissão com minha avó....missas, crianças vestidas de anjinhos....linda festa!!
Fé e paz....sempre!
bjss

Ane disse...

Oi Tetê!Voltei,voltei!Atualizei o blog agorinha!Só vou ficar com o "A Lua e eu" mesmo atualizando 1 vez por semana,caso contrário não dar!Andei lendo os posts de teu blog pra matar a saudade.Boa semana!Beijão!

NADJA disse...

ETA COISA BOA UMA FESTA KKKKK TÁ QUASE CHEGANDO AS NOSSAS FESTINHAS JUNINAS !1AQUI EM PETRÓPOLIS TEM VÁRIAS.. FICAM OTIMAS.. EU ADORO KKKK
QUERIDA TROUXE UM MIMO PARA VC...UMA ROSA AZUL PELA SUA CONQUISTA DE VISITINHAS OK!PEGUE AI!!!OTIMA SEMANINHA B-JUS !!!
http://www.meurascunho.blogger.com.br/!!tete.gif

Aliny disse...

Tetê meu tio avô q mora no sitio ele na adolescencia tocava pandeiro na congada...ele sempre nos conta e diz q era bom d+ essa festa do Divino...eu nunca vi pq qcho q tem + eh no interior..lindo post ...Bjinhux