quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Vida de cão e gato

Parte do universo dos comerciais de creme dental, tártaro, gengivite e mau hálito são problemas mais abrangentes do que se imagina no mundo animal. Como a maioria dos donos – e aqui eu me incluo – deixa de fazer a escovação diária nos seus bichos de estimação, placas bacterianas e inflamações acabam entrando também no cotidiano animal. Quando o mau hálito começa é porque o animal já está com muito tártaro e aí só no veterinário para retirar.
Mais arredios do que os cães, os gatos costumam dar mais trabalho na hora da escovação. O ideal – em ambos os casos – é criar o hábito desde filhote. Pode ser usada uma escova dental do tipo pequena e com cerdas macias, mas o ideal é limpar com o dedo protegido por uma dedeira específica, para não machucar a boca do animal.
O maior cuidado, porém, é com o creme dental. Ele precisa ser especial para animais, porque os bichos não conseguem cuspir o líquido. Algumas tem sabor de comida e eles adoram! Cremes dentais comuns causam problemas estomacais nos animais.
A escovação diária evita muitos problemas bucais e mantem o hálito sempre fresco!
- Fernando Américo – veterinário da Pet Rio -
;
Aqui em casa a escovação é na hora do banho e não tem frequência certa, não. E é uma luta, viu? rs...rs...rs...
Mais sobre o dia a dia dos animais de estimação? AQUI

3 comentários:

Majoli disse...

Eu tenho tanto medo de cachorro que acho que se eu tivesse um aqui em casa nuncateria coragem de escovar os dentes dele, deixaria essa tarefa pra um de meus filhos.

Mas interessante toda a explicação.

Beijos Tetê.

Marlene Castro disse...

Olá amiga, obrigada pelo carinho de sempre adoro receber as suas visitas
Andreia está bem graças a Deus e na escola vai bem neste momento está em aulas sai ao meio da tarde
Eu não tenho animais em casa mas não sabia que era precisso escovar todos os dias
Beijokas

Aliny disse...

Oie Tetê... eu adoro cachorros + escovar dente de cachorro sinceramente nao ia gostar nao...meu primo p ecovar o dente do cachorrinho dele eh uma loucura o au au corre nao quer abrir a boca..afff.. + mt bom o texto...Bjinhux