sábado, 8 de agosto de 2009

Dia dos Pais

A idéia de homenagear o pai tem suas origens há muito tempo atrás.
Há quatro mil anos, o jovem Elmeseu escupiu em argila o primeiro “cartão” desejando a seu pai boa sorte, saúde e vida longa. Essa história é contada no Antigo Testamento.
Em 1909, Dodd Smart, de Washington, foi quem primeiro propôs a idéia de comemorar o Dia dos Pais. Ela queria um dia especial para homenagear o pai, William Smart, um veterano da guerra civil, que ficou viúvo quando sua esposa teve o sexto filho. Ele criou os seis filhos sozinho em uma fazenda. Depois de adulta, Dodd percebeu a força e a generosidade de seu pai e quis homenageá-lo.
O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1909, na cidade de Spokane, e a rosa foi escolhida como a flor oficial do evento. Os pais vivos deviam ser homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com rosas brancas. Pouco tempo depois, a comemoração já havia se espalhado por outras cidades americanas. Em 1972, Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de julho como o Dia dos Pais.
No Brasil, a data é comemorada no segundo domingo de agosto e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953. A comemoração foi importada dos EUA pelo publicitário Sylvio Bhering que precisava melhorar o fluxo do comércio no mês de agosto.
Pais... às vezes presentes e incentivadores, por vezes, distantes provedores da nossa sobrevivência ou, até completamente ausentes. A verdade é que pai presente é muito importante na formação dos filhos.
Z
Feliz Dia dos Pais!

4 comentários:

Aliny disse...

oie miguinha nao conhecia essa historia mt linda ...o pai de Dodd o Sr William Smart mereceu a homenagem pelo dia dos pais..amei o seu post :) otimo finde...Bjinhux

Ane disse...

Muito legal Tetê,também não conhecia a origem do dia dos pais e se foi pra melhorar o comercio não importa,o importante é homenagear nossos pais.Um beijo!

Ane disse...

Sim!Menina,vc está com descolamento de retina?Nossa!Ninguém pensou nisso este tempo todo,puxa vida!Estou torcendo pra que dê tudo certo!

Ana Maria disse...

Amiga, parabéns pela postagem, me esclareceu muito sobre a criação do dia dos pais.
Lindo esse dia!
Hoje só ficou a saudade do meu pai, pois ele é falecido.
Tenha um domingo maravilhoso e muitos beijinhos.