sexta-feira, 3 de julho de 2009

Gratidão e Dedicação

A Associação para a Divulgação do Ensinamento de Buda, em Tóquio, conta a história de um papagaio que morou, junto com muitos outros animais e pássaros, em uma mata de bambus.
Um dia, deu-se um incêndio no matagal, provocado pelo atrito dos bambus durante uma forte ventania, e os pássaros e animais ficaram agitados e assustados. O papagaio, sentindo compaixão pelo horror e sofrimento alheio, e desejando retribuir a gentileza que recebera na mata de bambus onde se abrigara, tentou fazer tudo o que podia para salvá-los.
O papagaio mergulhou num pequeno lago próximo, voou sobre o fogo e sacudiu as gotas de água das penas sobre ele para extingui-lo. Repetiu isso diligentemente, com espírito de compaixão, por gratidão à mata.
Este espírito de bondade e dedicação foi percebido por Deus, que desceu do céu e disse: “Você tem um belo espírito, mas o que espera conseguir de bom ao sacudir algumas gotas de água contra este grande incêndio?"
O papagaio respondeu: “Não há nada que não possa ser executado pelo espírito de gratidão e dedicação. Tentarei sem parar e depois outra vez, na próxima vida".
Deus ficou impressionado pela disposição de espírito do papagaio e juntos extinguiram o incêndio.

Este texto nos leva a refletir como anda nosso espírito de compaixão, dedicação e gratidão. Estaríamos nós tão dispostos quanto o papagaio a ajudar nossos irmãos em dificuldades?
Quantas vezes nos lembramos de agradecer as bençãos recebidas?
- Dick Sutphen -

2 comentários:

Aliny disse...

Oie miguxinha...me emocionei d+ com o texto..Belissimo..a img do papagaio mt lindaaaa.. aki tah mt frio tb...Fique com Deus..Bjinhux

Regina disse...

Que linda reflexão, Tetê!!

Hoje em dia, é difícil ver realmente quem se dispõe a ajudar...

Tenha um maravilhoso fim de semana!! E eu, aqui, vou ficar nesse frio de SP!!

Grande beijo, amiga!!