quarta-feira, 24 de junho de 2009

Festança!

Santo Antônio, São João e São Pedro são os santos dos “arraiás” juninos do Brasil, mas os povos do Império Romano celebravam a deusa Juna, na festa da fertilidade, dos frutos, das flores que desabrochavam no hemisfério norte: eram as “Jurônias”.
Hoje, a tradição se renova, incorporada pelo cristianismo, com a fogueira representando a luz que todos buscam, e os louvores a Santo Antônio casamenteiro, São João profeta da justiça e São Pedro que tem as chaves do céu.

Antes mesmo de se comunicar com palavras, o ser humano já se exprimia através da dança. Hoje em dia, a dança da quadrilha junina promove o encontro comunitário, o gracioso e animado reconhecimento de um Brasil rural, mais sincero e feliz.
- Chico Alencar -

Ontem, aqui na rua acendemos uma fogueira. Assamos batata doce, milho e peixe! Não tinha vento, o frio estava confortável e ficamos conversando até quase 1h da manhã! Aproveitamos para planejar nossa festa na roça que deve ser no primeiro sábado de julho! Uhúúúú!!! Festança à vista!

7 comentários:

Aliny disse...

q lindo miguinha ...d+ o texto sobre as festas juninas..Verdade eh o encontro comunitario onde as pessoas se divertem e prestam homenagem aos Santos...ah qto ao texto fantasia ate q nao fui totalmente reprovada neh? pode ser fantasia ou não!?! amodoro festa junina..comer..brincar..e tem os gatinhos tb :P ...e a Frida participou da festa tb? aposto q sim ;) Bjinhux

Ane disse...

Oi Tetê!Festa junina é bom demais mesmo,aqui dura o mês inteiro.Mas ontem quase que não dava pra acender a fogueira por causa da chuva,nossa!Bjos!

NADJA disse...

OIE DOLADINHA ETA FESTA JUNINA JULINA AGOSTINA KKK TUDO DE BOM!!!
Amigos são partículas de alegria, umas maiores outras menores, mas todas tem sua importância única, pois cada um completa sua lacuna e o vazio que temos no peito!" Amo sua amizade.DOLU VC
E APARECE NO MEU MUNDINHO POSTEI SOBRE COMIDAS DOS SIGNOS...
http://mundomisticodanadjinha.blogger.com.br/

Anônimo disse...

Tetê, que saudade de tii!!!
Esse negócio de trabalhar na época de são joão me deixa completamente louca, rsrs.. mas aqui estou!!

Menina, eu gosto tanto de São joão, mas tanto, que eu acho melhor e mais bonito que o Natal, rs.. Aqui as festas só terminam depois de são pedro, ou seja dia 30 de junho. Então é festança e alegria o tempo todo. o mês de junho é todo festivo, é pé-de-serra, quentão, licor, milho assado, cozido... é uma beleza! rs...
Eu gosto desse clima de família e muitos amigos, esse negócio meio caipira, rsrss...
Viva São João!!
Beijos, Lindona!!

Amanda disse...

Eu adoro festa junina!!! E acho muito bacana essa forma de não deixar morrer a tradição que é essas festas em muitas cidades do país! Beijos e tudo de bom

Semeando disse...

Oi, amiga querida
qto tempo!
eu até engordei de tanta coisa gostosa que tenho comido por aqui nas festas juninas, tenho ido todo final de semana e neste que vem tem mais!
passei para dar um carinho.
bjs e fique com Deus.

Mário e Cris disse...

OI Tê,
Muito legal esse post. Ao lê-lo estava lembrandodas tantas e tantas festas juninas que eu já vivi...saudades viu? Esse ano não fui em nenhuma ainda e acho que nem vou. Aqui está tendo uma, porque o padroeiro de Barueri é São João,teve uma grande queima de fogos ontema noite no centro da cidade e muita festa também, foi feriado.Mas já estava chovendo e estava muito frio, saímos do trabalho e fomos para casa.
Obrigada pela visita, beijinho,
Cris