sexta-feira, 6 de março de 2009

Falar é fácil

Você já reparou o quanto as pessoas falam dos outros? Falam de tudo. Da moral, do comportamento, dos sentimentos, das reações, dos medos, das imperfeições, dos erros, das criancices, chatices, mesmices, grandezas, feitos e espantos. Sobretudo falam do comportamento. E falam porque supõem saber. Porque jamais foram capazes de sentir como o outro sente. Se sentissem não falariam.
Mas sentir o que o outro sente não significa sentir por ele. Isso é masoquismo. Significa perceber o que ele sente e ser suficientemente forte para ajudá-lo exatamente pela capacidade de não se contaminar com o que o machucou.
Só quem já foi capaz de sentir os muitos sentimentos do mundo é capaz de saber algo sobre as outras pessoas e aceitá-las, com tolerância.
Sentir os muitos sentimentos do mundo não é ser uma “caixa de sofrimento”... Isso é ser infeliz. Sentir os muitos sentimentos do mundo é abrir-se a qualquer forma de sentimento. É analisá-los interiormente, deixar todos os sentimentos de que somos dotados fluir sem barreiras, sem medos: os maus, os bons, os pérfidos, os sórdidos, os baixos, os elevados, os mais puros, os melhores e os santos.
Só quem deixou fluir sem barreira, medos e defesas todos os próprios sentimentos, pode sabê-los e senti-los no próximo.
É fácil criticar sem nunca ter vivido o problema.
- Artur da Távola -

Até amanhã!

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá,Amiga Tetê!Como vai?
Realmente, é facil criticar sem ter vivido o problema!
Estou passando pra agradecer sua Amizade e tb desejar um
FELIZ "DIA DA MULHER"!
Ando um pouco ausente pois não tenho passado bem de saúde últimamente.
Esta semana o "CÁ ENTRE NÓS" está me homenageando no
SOFÁ AZUL . Se puder passe por lá pra provar da minha Torta!
http://elizabeth.cademartori.sites.uol.com.br/recebendo.html
Beijos e um Feliz DIA!!!!
MARY.

Anônimo disse...

oie amiguinha..nuxaaaaa q texto.. e como tem gente q adora falar dos outros..criticar sem nunca ter vivenciado sera q existe essa palavra (vivenciado)?? bom simbora vivenciado deve ser vivido neh? ou algo do genero.. entao sendo assim eles criticam..
Miguinha eu amanha estou aki de volta e vc me fala se eu entendi o texto por favor..
Tetê miguinha ..eu tb kero acreditar q vou gostar de morar numa casa..+ casa me lembra terra...q me lembra formigas..sapos..baratas voadoras.. etc..eu nasci numa selva de pedra adoro respirar esse ar poluido ..e qdo vou p casa da minha bisa e chove eu nao gosto de cheiro de terra molhada..eu amo a natureza ....bem longe de mim...
Mas minha mae tem resposta p td e jah disse com td delicadeza..pow se vc nao gosta de terra nao vah p o quintal e nao torra as minhas paciencia q hoje eu toh querendo pegar vc's no miudinho ..miudinho signfica pegar nos na xinelada.. eu toh bem longe dela :P

Anônimo disse...

Amadinha feliz dia internacional das poderosas kkk ..puts lindinha... tenho um vizinha aqui no meu condominio que o raio da mulher só critica kkkkkk...bem trouxe esse mimo para vc te dolu ...e um otimo fds!!!
http://www.nadjaloukapornet.blogger.com.br/!dia%20da%20mulher%20nadjinha.gif

A ia me esquecendo....postei sobre ...chamas das velas no meu mundinho te espero viu???
http://mundomisticodanadjinha.blogger.com.br/

Regina disse...

Olá, querida Tetê!

Acho que o segredo está na compreensão... Se fôssemos mais compreensíveis, antes de julgar, nos colocaríamos no lugar das pessoas, sentiríamos com o coração e tentaríamos ajudar...

Eu, muitas vezes faço isso... confesso, porém, que qdo a pessoa age de má fé, até compreendo os motivos e razões que levaram essa pessoa a agir assim, mas nesses casos é sempre muito difícil ficar calma!...

Fora isso, antes de criticar, tentar compreender e ajudar!!

Tetê, muitas vezes, "viajo" em meus devaneios e divagações! Liga não! rsrs...

Adoro suas visitinhas, a música tem esse poder de nos remeter à momentos que marcaram nossa vida, por isso, adoro relembrar!

Minha querida, tenha um lindo fim de semana!!

Muitos beijos!!