terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Eutanásia / Distanásia

O caso da italiana Eluana Englaro, que morreu ontem após passar 17 anos em coma, está gerando uma grande polêmica. Eluana, foi vítima de um acidente de carro que a deixou em estado vegetativo desde 1992. Sua alimentação foi suspensa na sexta-feira, e os médicos dizem que ela morreu após uma complicação repentina. O governo considera que ela sofreu uma forma de eutanásia, o que é ilegal na Itália.
O pai dela, que passou dez anos buscando autorização judicial de diversas instâncias para permitir que a filha morresse, declarou apenas que gostaria de ficar sozinho.
Alguns italianos comuns, que passaram anos acompanhando o caso pela imprensa, manifestaram alívio com a morte dela, mesmo que fossem contrários à eutanásia. "Estou feliz pelo sofrimento dela ter acabado, depois de chegar a um ponto onde simplesmente não havia nada a fazer", disse a romana Laura Lichieri. "Ela merecia uma morte pacífica."

Foi eutanásia? Não sei e nem cabe a mim julgar. Trouxe o caso porque pesquisando, encontrei o termo “distanásia”, eu nunca tinha ouvido falar.
O dicionário Aurélio conceitua o termo como “morte lenta, ansiosa e com muito sofrimento”. Como foram os 17 anos dessa mulher? Presa à uma cama, ligada à aparelhos que simplesmente prolongavam a agonia, o sofrimento e adiando a morte. Um tratamento fútil e inútil que não prolonga em nada a vida, mas o processo do morrer.
Essa e outras situações que ocorrem nos hospitais particulares, se tornam corriqueiras. A maioria dos planos de saúde já não querem se responsabilizar por tratamentos assim. Se fosse um paciente do SUS, seria mantido 17 anos nos aparelhos?
Já disse lá em cima e vou repetir: não quero julgar, mas acho que um pouco de ética profissional não faz mal a ninguém... Se não há mais nada a ser feito em termos de cura, não é certo abandonar a pessoa. É nosso dever cuidar das necessidades físicas, sociais, psíquicas e espirituais, mas o caminho mais certo é deixar que a misericórdia divina prolongue a vida ou a leve de forma digna e em paz.
Eluana Englaro descanse em paz!

Até amanhã!

5 comentários:

Anônimo disse...

ai amiguinha eh um texto dificil neh? eu nao entendo de sus nem dos particulares..nao sei qual faria a eutanasia.. eu penso q independente de ser particular ou nao vai de cada medico (a) pq tem medicos q se formam pq os pais obrigam a fazer medicina.. e outros estudam com mts dificuldades por vocação e curiosidade e outros por amor ao proximo..akeles q o fazem por amor ao proximo ctz serao "medicos" os outros apenas querem dinheiro e status,,, mas qto a eutanasia eu penso assim....ja pensou ficar 17 anos como um vegetal??? cada um q sabe de sua dor neh..entao melhor nao julgar como diz a autora do texto.. afff ,,fiz um post ..Bjinhux e uma semaninha xuper iluminada

Amanda disse...

Ah é complicado mesmo, eu concordo com você! Se a medicina não pode mais fazer nada, deixe que JESUS cuide disso da forma que Ele achar melhor. Muito difícil dizer isso,mas o sofrimento é muito ruim. Obrigada pelo award. Leve o meu tb!!

Anônimo disse...

Olá,Amiga Tetê ! Como vai?
Eu sou a favor da Eutanásia!Ninguém deve viver vegetando e a família sofrendo!
Agradecemos seu Carinho e Oferecemos o nosso Selo de 3 anos de Blog,hj tem dança indiana!
E tb convidamos a visitar o Blog Natureza Feminina para conhecer
o Amor de Krishna e Radha,considerado o Amor Perfeito , na Índia!
Beijos, Casal de Lobos.
http://naturezafeminina.zip.net

Ana Maria disse...

Sei que descansou, mas não concordo com eutanásia.
É como se tivesse tirado a vida de um ser humano.
Deus sabe o que faz, e eu não sei o que falo.
Beijinhos!

Anônimo disse...

BOM DIA MINHA FLOR DO DIA!!!

COMO VOCÊ ESTÁ AMIGA?
DESCULPE A DEMORA EM RETRIBUIR O SEU CARINHO!
É TETÊ.... ACHO QUE FIZ A COISA CERTA MESMO AMIGA.
SE EU NÃO FIZESSE ISSO, EU IRIA CONTINUAR VER O SEU SOFRIMENTO ATÉ O DIA DA SUA PARTIDA, NÉ? TENTEI DE TUDO E NÃO TINHA MAIS CHANCE :( ENTÃO, SÓ ME RESTOU LHE PROPORCIONAR PAZ! POIS ENTÃO... O DUDU ESTÁ DE FÉRIAS AINDA MENINA! AS AULAS VOLTAM NO DIA 18 =D ELE TÁ MORRENDO DE SAUDADES, RSRS...

MUITO OBRIGADA PELO CARINHO DEIXADO NO MEU CANTINHO
E TENHA UMA EXCELENTE SEMANA RECHEADA DE SAÚDE!
BEIJINHOS NO CORAÇÃO DA SEMPRE AMIGA TATY