sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Araruama - 150 anos

Araruama, situada a 108 quilômetros do Rio de Janeiro, possui no clima, na beleza e na hospitalidade seus principais atrativos.
Mas as belezas naturais também marcam presença. A Lagoa de Araruama é um dos mais importantes cartões postais do município. É considerada um dos maiores atrativos naturais da região. Uma das melhores raias do mundo para a prática de esportes náuticos (kitesurf, windsurf, hobbie cat, jetski e vela). As praias também merecem destaque. Das praias lacustres, as mais visitadas são Areal, Hospício, Iguabinha, Coqueiral, Amores, Barbudo e Gavião - destacando-se pela facilidade para a prática de esportes náuticos, por serem adornadas com calçadão, quiosques familiares, quadras de vôlei e beach soccer - e as praias oceânicas localizadas no distrito de Praia Seca. Já os amantes da História devem conhecer as lendárias e importantes fazendas.
*
"Araruama só nos dias de chuva entristecia, perdia as cores, mas quando o céu era azul, o verde de suas águas espelhava ao sol e uma vela branca de barco dava uma palpitação de vida, agitando as coisas inanimadas". Do Livro Água-mãe, de José Lins do Rego.
*
A história de Araruama é considerada a 2ª Maior História Indígena do País. A origem Tupinambá mescla fatos históricos e fantasia, crenças e lendas sobre as bases de nosso povo. Araruama foi ocupada de forma intensa pelos índios Tupinambás, que deixaram forte presença de suas aldeias desde tempos pré-coloniais. Nas pesquisas arqueológicas realizadas, os historiadores descobriram aldeias que datam mais de 2.200 anos.
Muito se especula sobre o significado do nome Araruama. De acordo com as traduções mais plausíveis, Araruama seria na verdade uma corruptura do nome original, Iriruama, que significaria "Lagoa de conchas". Em registros do livro "O Tupi na Geografia Fluminense" (1950), o autor Pedro Guedes Alcofrado faz considerações interessantes sobre a lagoa e o nome que lhe foi dado: "(...) Buscando as origens do vocábulo, encontrei irirú, arirú, ararú, como significado de conchas, mariscos, e encontrei iama, uama, como significado de abundância. Já disse acima que toda a lagoa é forrada de uma grossa camada de mariscos de seis a sete metros de espessura.(...) Diante do exposto, a mais certa tradução é: Arirú-uama, donde por corruptela veio araruama, isto é, lagoa das conchas."
*
O município tem uma área de 635,4 km2 e sua população é de 98.312 habitantes (IBGE 01.04.2007). As principais atividades econômicas são turismo, salinas e agricultura. No passeio descontraído e tranqüilo pelo município, o visitante se encanta com a Lagoa de Araruama, principal cartão postal da cidade. Além de Araruama, a lagoa banha também os municípios de Saquarema, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Cabo Frio.
Os atrativos naturais do município incluem também a Lagoa de Juturnaíba. Distante 12,5 quilômetros do centro de São Vicente, terceiro distrito, constitui-se num dos principais mananciais e espelhos d'água do estado. Além de servir como base para a pesca esportiva desenvolvida na região dos lagos. Turistas e munícipes se integram para o lazer. A lagoa é a única de água doce da região, sendo responsável pelo abastecimento de água potável de toda a Região dos Lagos. A vegetação nativa ainda preservada chama a atenção dos turistas. Em sua margem está localizada a Reserva Florestal do Poço das Antas, habitat natural do mico leão dourado, espécie em extinção.
*
Por enquanto veja os slides, mas assim que puder venha conhecer até aqui!
Araruama te espera de braços abertos!
Até amanhã!

4 comentários:

Anônimo disse...

Nuxa d+ amadorei..espero poder conhecer Araruama.. e parabens pelo niver da city.. d+ os slides.. otimo fds..fike com Deus..
Bjinhux no seu iluminado core. ..deixando um bifinho p a Frida.. √♠

Anônimo disse...

BOA NOITE MINHA AMIGA TETÊ!!!

TUDO CERTINHO COM VOCÊ AMADA?
ESTOU PASSANDO POR AQUI HOJE PARA
DAR UM CHEIRINHO E AGRADECER O
ENORME CARINHO DEIXADO NO MEU CANTINHO!
VOCÊ FALOU TUDO AMIGA! O MELHOR REMÉDIO É O TEMPO E DEUS!
QUANDO PERDI A MEG, A MINNIE ME TROUXE A ALEGRIA NOVAMENTE.
ASSIM SERÁ COM O PRÓXIMO, NÉ? VAMOS VER QUEM SERÁ A NOSSA PRÓXIMA AMIGUINHA =D

UM EXCELENTE FINAL DE SEMANA PRA VOCÊ, TÁ?
BEIJINHOS NO CORAÇÃO DA SEMPRE AMIGA... TATY

Anônimo disse...

Oi miguxinha fofa desculpe a demora na retribuição do recadinho fofo seu.
Só hoje consegui postar afe.
Que bom que gostou dos meus filhotinhos tem mais fotinhos deles. Nossa Araruama é uma cidade fofa mesmo vale a pena conhecer e é tão perto da Capital.


Beijinhos 1000
Cris


www.divagandoefalando.blogspot.com

Regina disse...

Oi amigaaaa!!! Senti sua falta!!!

Nossa, quantos posts interessantes!!

Gostei especialmente o de quinta-feira... Às vezes é preciso deixar a vida fluir mesmo... relaxar, ter fé, acreditar no melhor... ser flexível também, porque tudo muda, o tempo inteiro... temos que ir nos moldando à nova realidade e abrir a mente para que o novo entre...

E que lugar é esse, hein?! Verdadeiro paraíso... Gostaria sim, de algum dia poder conhecer esta cidade, principalmente no verão!! Lindas paisagens...

Tetê, querida, bom estar de volta... logo, logo, me acostumo com a rotina novamente...

Beijão no seu coração, tenha um ótimo fim de semana!!!