quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Tempo da Quaresma

Com a Quarta-feira de Cinzas tem início o ciclo da Páscoa, que vai até o Domingo de Pentecostes. O Tempo da Quaresma vai da Quarta-feira de Cinzas até a Quinta-feira Santa. No ciclo pascal somos convidados a reviver mais intensamente o mistério pascal do Senhor Jesus.

 
Mas, afinal, qual o sentido da Quaresma?
São quarenta dias em que lembramos os quarenta anos do povo de Deus no deserto e revivemos os quarenta dias de deserto de Jesus, preparando Sua missão. É tempo de nos consagrarmos mais à escuta da Palavra de Deus, à oração e ao maior domínio de nós mesmos, para nos converter ao Cristo e ao Seu Reino.

 
Os símbolos que marcam esse tempo quaresmal são:
  • A cruz, as cinzas(recebidas na celebração da Quarta-feira de Cinzas), a cor roxa(dos paramentos) e a ausência de flores no altar das igrejas, lembram o caráter de penitência e conversão.
  • O jejum(que não dev e ser suspender a alimentação, mas deixar de consumir algo que nos dá prazer momentâneo - refrigerante, cerveja, chocolates), nos convida a dar mais atenção à Palavra de Deus.
  • A Campanha da Fraternidade(que este ano nos leva a refletir sobre a necessidade de uma saúde pública melhor e que atenta com eficácia a população), é um apelo de conversão pessoal e comunitária por meio de gestos de solidariedade.

 

 
Como todos os anos, já iniciei minha caminhada quaresmal no meu blog Manancial e, fica aqui o convite à você que quer saber mais sobre a Quaresma e se preparar para a Semana Santa.
Será um prazer recebê-lo e compartilhar minhas reflexões!

5 comentários:

chica disse...

Desejo uma ótima QUARESMA e que esse tema da campanha da Fraternidade seja levado à sério pelas autoridades competentes,.não?

beijos,tudo de bom,chica

Brisa da Manhã disse...

Olá Tetê! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Hoje publiquei um convite para o retiro espiritual da Quaresma, acho que você vai gostar! Beijos suaves da Brisa da Manhã/Maythe

Pollyanna Monteiro disse...

Que alegria receber comentários e, com eles, o carinho dos amigos! Muito obrigada por sua visita! Graça e Paz! Beijos no seu coração. Polly

Imaculada disse...

Que lindo Tetê!
Sempre atenta as coisas de Deus.
Amei sua postagem! Vou visitá-la também no Manancial.
Abraços! Boa noite e um amanhã
radiante pra ti.

Ane disse...

Muito bem lembrado,a saúde precisa melhorá muito no nosso país!A cartinha já chegou?Bjocas!