segunda-feira, 26 de julho de 2010

Avós, velhice: mitos e verdades!

A velhice começa aos 60 anos?
Para fins de proteção, a Organização mundial da Saúde definiu que a velhice se inicia aos 60 anos nos países em desenvolvimento. Essa verdade se transforma em mito pois é sabido que a velhice não tem idade cronológica para começar e nem se manifesta de forma igual para todos.
O envelhecimento é um processo fruto de nossos hábitos e costumes durante a juventude.

Velhice é doença?
Ainda existem pessoas que acham que idosos devem ficar isolados pois podem transmitir doenças mas isso é um mito! A velhice é uma etapa natural da vida que necessita de cuidados específicos pois existem doenças que se manifestam na velhice, ou que se agravam ao longo da vida, como a diabetes, hipertensão, osteoporose, depressão, surdez e má saúde bucal.

Já se foi o tempo em que se padronizou a figura de cabelos brancos, sentada em cadeira de balanço, de olhos perdidos em lembranças como a bondosa vovó! Atualmente, vovós são senhoras esbeltas, que praticam esporte (muitas vezes até radicais!), tem vida social ativa e independente de idade...
O envelhecimento com qualidade depende da prevenção, de cuidados e hábitos saudáveis cultivados ao longo da vida.
- Luciana Bertachini -

Eu mesma conheço uma “bisavó gatinha”... ela tem a minha idade (54) e já é bisa!!! Não é mesmo Gracinda?
Por que este post? Porque hoje é Dia dos Avós e Bisavós!
Por que hoje é dedicado à eles? Porque hoje é dia de Sant'Ana.
Quem é Sant'Ana?
Você vai saber AQUI!

10 comentários:

Aliny disse...

Tetezinha a minha bisa agora eh tataravó ...foi q a minha tia/vó ligou p minha vó e contou...disse q a bisa falow assim: ai ai ai nao traga aki pq toh cansada ...e as crianças de hoje falam d+ :p aeee minha vovó tem 58 anos e faz natação...faz caminhada...a unica coisa q ela faz q euzinha nao gosto eh q ela fuma..+ como ela passa qse o dia todo no clube..jogando xadres..nadando...dançando..sim ela agora tah aprendendo dança de salao..eh bom pq la ela nao fuma...+ eu a amo mttttt do jeitinho q ela eh...+ me preocupo com a saude dela neh.. eu acredito q a velhice chega qdo a pessoa se sente velha...pq se a pessoa sentar numa poltrona ficar remoendo lembranças vem a depressao e junto vem as doenças...minha vó tava ficando assim ...demos um empurrao daqueles q a pessoa leva um susto..tipo p cair na real msm..ela cortou cabelo...pintou...se matriculou no clube..e foi curtir a vida...ate em show de rock ela foi ...agora ela eh vovó rockeira =D Gostei do post...Sant'Ana eh vovó de Jesus :) Otima semaninha...Bjinhux

Cadinho RoCo disse...

Eu não sabia que era dia de Sant'Ana.
Cadinho RoCo

Marizza Semeadora disse...

É muito gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Melhor que isso é vir retribuir e encontrar um post magnífico como este! Muito obrigada pela visita! O que você tem semeado? Aquilo que você semear, isso também colherá. Semeia para o Espírito e do Espírito colherá vida eterna. Deus te abençoe! Paz e Bem!

Misturação - Ana Karla disse...

A velhice está na cabeça de cada um.
Excelente o post.
Minha mãe hoje recebeu parabéns duplo por ser avó e por aniversariar.
Boa noite amiga.
Xeros

Sandra disse...

Amiga!
Estava sem net. Mas vim rapidinho. Deixei um recadinho em seu outro blog. Muito obrigada pela amizade e carinho. Fiqeui muito feliz.
Assim que puder voltarei.
bjs.
sandra

Amanda disse...

A velhice começa quando nos permitimos ser velhos...mas isso sempre demora um bom tempo! Beijo

Sonja Yeda disse...

Oi Tetê! Obrigada pela visita! Um belo post... não podemos menosprezar os idosos pois felizes os que conseguem chegar à maturidade! Beijos Sonja

Priscila Rodrigues disse...

Ahh, ótimo post, amiga, minha avó tem 89 anos e faz de tudo... só não faz mais pq um dia ela quebrou o fêmur num tombo, tadinha. Amo ela!

Tenha um ótimo fim de terça, querida..


Beijos.

Teresa Cristina disse...

Oiee!!!
Linda data, que deveria ser tratada com mais carinho pelos que se dizem mais jovens...não tenho mieus avós mais perto de mim....mas sempre lembro com muito carinho.
Bjs

Juliana disse...

Tetê...

Vc disse pra vir aqui quando sentisse saudades... Tô aquiii..... Rsrsrs

fui olhas nossos flogs...

Me deu uma saudade de mexer lá. mas quase não tenho vontade. hehehe
Sei la.. Esse orkut mexe muito com a gente.. RS

Apareça viu..
Um beijo Se cuida.

Juliana - (Julinhas)(Ju-garota)